sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Batatas recheadas com tomate e gorgonzola




Aconteceu um milagre na minha cozinha!! Pela primeira vez cozinhei no microondas, mas que grande acontecimento!! :))

É verdade, depois de uns quantos anos, não sei ao certo, em que o dito aparelho foi apenas usado para aquecer leite, café ou comida da refeição anterior, eis que finalmente ele teve oportunidade de mostrar que afinal sabe cozinhar!

Pois é, estas batatinhas, que ficaram muito boas, por sinal, foram assadas no microondas: 15 minutos (quase) na potência máxima, e não é que ficaram macias e saborosas? Isto para muita gente não é nenhuma novidade, mas para mim foi, eu ainda não acreditava...


Lavei e escovei muito bem as batatas (numa delas tirei a pele, para a menina Carol...), dei-lhes alguns golpes fundos com uma faca, no sentido do comprimento, pincelei-as com azeite e esfreguei-lhes sal grosso, tal como costumo fazer quando as asso no forno (dicas da Cláudia do Magia, tinha-me esquecido de dizer...). Só que no forno demoram entre 40m e 1 hora, enquanto estas assaram em 15 minutos... e já tenho visto receitas que falam em 10m, mas como o meu microondas não é daqueles supersónicos, decidi dar mais um tempo, e mesmo assim convencida que iam sair de lá meias cruas...
mas não, ficaram óptimas! finalmente quebrei o enguiço, a partir de agora o bichinho vai trabalhar mais.


Ingredientes:

3 batatas grandes (ou consoante o nº de pessoas - convém é que sejam grandes, de modo a ser mais fácil recheá-las)
0,5 dl de azeite
2 tomates bem maduros
1 cebola média
1 ou 2 dentes de alho
100g de queijo gorgonzola
tomilho q.b.
sal q.b.


Enquanto as batatas assam, faz-se um refogado com o azeite, o alho, a cebola e o tomate sem pele, picado/partido em pedaços bem pequenos, temperado com sal.

Depois das batatas assadas, cortam-se ao meio no sentido do comprimento e retira-se um pouco da polpa com uma colher. Não retirei muito, já que o recheio tinha poucos ingredientes e não era preciso muito espaço. Passei só duas vezes com a colher em cada metade de batata.

Colocam-se colheradas de tomate, depois um pedaço de queijo gorgonzola (ou outro bom para gratinar), ligeiramente amassado com os dedos (lavados...), e finalmente mais uma ou duas colheres de tomate.

Vai ao forno a gratinar. Aqueci bem o forno durante uns 5 minutos, no máximo. Pus o tabuleiro, deixei ficar uns 3 minutos com o gás ligado, depois desliguei o gás e liguei o grill, até ficar douradinho.
Antes de ir ao forno:
Essas duas que se vêem aí em cima do lado esquerdo são as da Carol, com queijo ralado, porque como o gorgonzola tem aquele bolorzinho, ela provavelmente não ia apreciar... diga-se de passagem que eu também tinha a mania (felizmente estou a perder uma data de manias destas) que não gostava deste queijo, só por causa do aspecto, e afinal achei delicioso, até porque depois de derretido não se vê o azulinho. Mas tenho que confessar que, quando estava a parti-lo em pedaços, ainda tirei com a pontinha da faca alguns bocados dos "fungos"... :))) burrinhaaaaa...

Algumas fotos ficaram meio esverdeadas, acho que foi excesso de luz, mas garanto que não ficaram verdes, ficaram bem douradinhas e muito boas.


Depois de sair do forno, polvilha-se com tomilho. O cheirinho desta erva é qualquer coisa de maravilhoso. Tenho comprado mais orégãos, porque são mais fáceis de encontrar, mas vale muito a pena procurar o tomilho. Descobri há pouco tempo que, no sítio do costume (pronto, no Pingo Doce, que se lixe a publicidade), há bastantes variedades de ervas aromáticas. Infelizmente não tenho espaço para as ter na minha mini-varanda, e ainda por cima com 2 gatinhos alucinados, também não deviam durar muito tempo...


Bom fim-de-semana!

18 comentários:

  1. Espectaculares, ficaram divinais, tenho que copiar.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Claudia sempre faço batatas recheadas, mas esse recheio arrasou!!! Adoro gorgonzola!!!

    ResponderEliminar
  3. As tuas batatinhas deixaram-me de água na boca... eu quero uma com casca, sff.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ô delícia!!
    Nada como uma boa batata no prato, adoro!

    ResponderEliminar
  5. Nossa meu noivo vai amar essa receita! Vou fazer pra ele! Obrigado Cláudia! Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Tás como eu. O meu micro-ondas só serve para aquecer e derreter manteiga ou chocolate :)

    Tanto que a potência máxima do meu mini micro-ondas é 500 watts! Não dá mais. É quadrado e pequenino. Nem lá cabe um prato de refeição normal. Nunca me seduziu cozinhar no micro-ondas, não sei porquê.

    Mas essas tuas batatinhas estão muito boas. Ando para assar batatas na Actifry há que tempos. Vai na volta, faço a tua receita para experimentar.

    ResponderEliminar
  7. Olha que booommm! Nunca me lembrei de rechear batatas!

    ResponderEliminar
  8. OLA CLAUDIA, SE VE DELICIOSAS ESSAS BATATAS...VOTOS DE UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!!!
    BEIJOS DE AMIZADE,


    SUSY

    ResponderEliminar
  9. Ficaram ótimas Claudia!
    Eu já fiz no micro e tb funcionou. É bom para quando temos pressa e não dá para esperar o forno comum.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Amiga deixei-te um miminho no meu blog :)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  11. UAU!!!!!! UAU!!!! que aspecto!!! mesmo mesmo bommmmm!! vou copiar mesmo! adorei

    ResponderEliminar
  12. Aqui na Alemanha fazem muito batatas gratinadas, mas eu não sou grande apreciadora, mas as tuas ficaram com óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Ontem vim cá ver estas batatinhas mas ainda estava traumatizada e nem comentei nenhum blog. Hoje já estou melhorzinha e já voltou o apetite :)
    Como sou fã de batatas e queijo... até pode vir com bolor he he

    ResponderEliminar
  14. Tá ai, uma coisa que eu não gosto, da batata no microondas hehehehehe eu faço no forno mesmo amiga, só que dou uma pré fervida nela na água quente.
    Mas as suas ficaram lindassssssssssssss.
    Bjsss

    ResponderEliminar
  15. Isto tem um aspecto...imagino o sabor...
    Rápido e delicioso, que mais se quer? :)

    ResponderEliminar
  16. Claudia, que delicia de batatas pelas fotos ficaram saborosas, e no microondas ficam ótimas e rápidas, eu também faço assim.
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. bm estas batats estao divinais. emsmo uam maravilha e tao facei sde fazer.
    obrigada plea publicidade hehe
    bijinhos

    ResponderEliminar
  18. É o que eu chamo barquinhos de batata, ja tenho feito também com cougetes e abobora lindo mesmo. jinhos doces xxx Rico Receitas

    ResponderEliminar