terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bolo de avelãs, chocolate e mel


Este bolo partiu da ideia de utilizar avelãs (é tão bom quando nos dão estas coisinhas e depois temos que as utilizar...)

Inspirei-me numa receita do blog Experiências na Cozinha (que bolos tão bons que vi por lá, acho que vou fazer vários; e não só os bolos, mas estes é que me encheram o olho... ).

Como não podia deixar de ser, fiz algumas alterações/adaptações ao que tinha mais à mão. A maior foi substituir o chocolate em tablete por cacau em pó.
Podem ver a receita original no link aí em cima, eu vou colocar aqui os ingredientes que usei, que foram:


2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 ovos
50g de farinha
1dl de mel
1dl de natas
100g de avelãs moídas


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (T6).
Barrar uma forma tipo bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha (usei a de silicone, que pincelei com óleo).

Comecei por bater as gemas com o mel até obter uma mistura cremosa (e deliciosa, eu provei... é assim tipo uma gemada gigante. Estava com tão bom aspecto que não resisti a provar).
O mel que usei, que também foi oferecido, é daqueles bem escurinhos, quase parece melaço. Obrigada, D. Delfina. Pode trazer mais :))

Acrescentar o cacau em pó e misturar bem. De seguida, misturar as natas.

Batem-se as claras em castelo.

Vai-se adicionando alternadamente a farinha, as avelãs moídas e as claras.

Vai ao forno cerca de 40/45 minutos. Deve deixar-se descansar 10 minutos antes de desenformar. Eu esqueci-me do pobre dentro do forno (já desligado, ufa), já estava a começar a murchar...


Esta combinação de ingredientes resulta muito bem, é uma delícia.

Venham mais avelãs e mais mel, a malta agradece. Agora preciso de experimentar com o chocolate em barra, se ficar ainda melhor do que este, lá aumento mais 300 gramas.

37 comentários:

  1. Ficou uma delicia, mesmo com um aspecto guloso, há pessoas com sorte....hehe
    bjssss

    ResponderEliminar
  2. Parece muito bom! Adoro bolo com mel! E avelãs tem tudo a ver com chocolate!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo.. essa combinação de sabores deve ser fantástica!
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  4. Acho que dispensa comentários...simplismente divino. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem, que rápida!!!! Foi quase dito e feito!
    Que bom que gostaste!
    BJs

    ResponderEliminar
  6. Ai meu Deus! nem sei o que dizer! Bem ... estou babando por uma dessas fatias!

    ResponderEliminar
  7. Claudia que bolo lindo! Parece bem úmido, do jeito que eu gosto!!! Delícia!

    ResponderEliminar
  8. Humm, que maravilha de bolo! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Bem que maravilha! tem um aspecto taooo molhadinho! Vou ter que experimentar!!

    ResponderEliminar
  10. Essa receita é óptima e eu preciso de gastar mel porque também têm oferecido!! E avelãs também cá andam...
    Ficou com muito bom aspecto!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  11. Hummmm...esta junção de ingredientes deixou-me completamente a babar!! E olhar para essas fatiazinhas então...Que maravilha!!
    bjcas.

    ResponderEliminar
  12. Adoro bolo de chocolate, e com avelas, ainda melhor. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Deve ficar super saboroso!!! Eu não faço bolos há mais de semana e meia... até estranhei não fazer um bolinho ao fim de semana. Nem bolo nem nada... Este tem mesmo um belo aspecto :)

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida, uma combinação deliciosa!
    Me lembrou que preciso comprar Nutella para provar.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Que delícia! Bem que eu queria uma fatia agora...com um cafezinho....que delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. O bolinho ficou óptimo miga e também gostei da nova imagem do cabeçalho do blog :)

    Beijocas grandes

    Tenho saudades tuas e da Carolina***

    ResponderEliminar
  17. Que bolo delicioso, chocolate é uma perdição.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Cláudia

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o A Claúdia na Cozinha será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderEliminar
  19. Claudia,

    totalmente meu estilo este bolo, tudo que eu amo... e ficou uma beleza.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  20. Seu bolo está dando agua na boca só de olhar....
    combinação perfeita de chocolate e avelã.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Que bolo bombastico!Os ingredientes são bem ao meu gosto.
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Sister, que foto linda no início do blog! Mas que fotógrafa talentosa:) Esse bolo, com chocolate e avelãs, iami, iami! Gosto dessa mistura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Minhas lindas, este bolo é mesmo MUITO bom, isso posso garantir. :)

    Quem tem os ingredientes à mão, nem pense duas vezes... certamente não se irá arrepender. :)

    É uma sorte termos quem nos vá oferecendo uns produtozinhos tão bons, a minha mãe tem uma vizinhas excelentes! E o melhor é que me calha sempre qualquer coisinha para eu ir fazendo estas delícias...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Oh mana, please!! Não gozes... A foto até ficou fixe, mas teve uma ajudinha do Picasa :)

    ResponderEliminar
  25. Estou com agua na boca!!!!!!!!!! não se faz!!!
    claro que vou ter de experimentar...rapidamente.

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  26. claudia qur maravilha que ficou. so fiquei na duvida.
    so colocaste duas colheres de cacau??
    e ficou tao escurinho?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Moranguita; só pus mesmo 2 colheres de sopa de cacau, mas bem cheias. Mas o mel que eu usei tb era bastante escuro, se calhar isso tb teve influência. :)

    bjs

    ResponderEliminar
  28. Se é bom recebermos miminhos...e avelãs entãooooo!!!!

    ResponderEliminar
  29. Que bolo com tão bom aspecto. Os ingredientes têm tudo para uma ligação perfeita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  30. HuHummmm! Para mim, a coisa que mais combina com chocolate no mundo é avelã... com certeza farei este bolo delicioso! Um beijo,

    ResponderEliminar
  31. Fui instigada a fazer bolo de chocolate este FDS, "nem que a vaca tussa" e "tem que ser bem molhadinho" (palavras dos instigadores, lol)!
    Vamos lá ver o que vai sair...
    Se ficar com os belo aspecto e tão delicoso, como o teu, estou safa! hehehe:)

    ResponderEliminar
  32. Olá, Cláudia,
    Faz tempo que desejava te visitar mas o meu computador (que deve estar meio doido!) sempre fechava a página quando eu chegava aqui. Esse bolo ficou com um aspecto simplesmente irresistível; e ainda leva avelãs, que delícia!
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  33. Amiga que coisa boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Bjsss e boa semana para ti (correndo para visitar dez mil blogs hehehe)

    ResponderEliminar
  34. Que bolo pecaminoso, mesmo como gosto, a empastar na boca, ehehehe

    ResponderEliminar
  35. Que maravilha de boloooooooooooooo... Ameiiiiiiiiiiiiiiii... Quero uma fatia! hauhauah... Parabéns Cláudia! Bjinhos

    ResponderEliminar