sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Doce de bolacha e queijo mascarpone


Dedico esta sobremesa à minha amiga Noémia.
Noémia, quando voltares a ter um daqueles dias de correria e cansaço, aconselho-te vivamente a comeres este docinho, em alternativa à Baba de Camelo. Garanto-te que te restabeleces num abrir e fechar de olhos. :))

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (usei magro)
250g de queijo mascarpone
6 dl de natas (usei 4 dl = 2 pacotes)
1 pacote de bolacha Maria (+/- 30 bolachas)
3 dl de café forte adoçado
cacau em pó para decorar



Mistura-se o leite condensado com o queijo mascarpone.

Batem-se as natas e envolvem-se naquela mistura.

Num tabuleiro, vão-se colocando camadas alternadas de creme e de bolachas embebidas no café, começando e terminando com camadas de creme.

Vai ao frigorífico pelo menos duas horas.
Se fizer na véspera, e tiver coragem para não o comer logo, melhor ainda. Escusado será dizer que aqui foi feito e testado no próprio dia...

Polvilhei com cacau em pó.


Nota: para o creme ficar mais sólido, deve-se deixar as natas no frigorífico pelo menos 12 horas antes de usar, coisa que eu não fiz. Coloquei-as no congelador uns 15 minutos, mas para ficar mais sólido, não foi o suficiente. De qualquer modo, isso não foi impeditivo, de maneira nenhuma, para que o doce se provasse e devorasse com bastante satisfação. :))

Adaptado do livro As melhores receitas com leite condensado, da Impala.

19 comentários:

  1. Cláudinha...que delícia que deve ter ficado isso!
    Adorei!
    Beijinhoss e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  2. Nossaaaaaa... Mais deve ficar bom demais! Adoreiiiiii... Parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Claudia,

    Eu adoro este tipo de doce, com creme e biscoitos, só substituo o café pelo chocolate já que não gosto de café doce... É tão fácil fazer mascarpone em casa, já tentou?

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  4. Amiga...mascarpone aqui é jóia rara...nunca se vê mas quando se acha, vale ouro!!! Queria muito aprender a fazer em casa...Quem sabe tua amiga te ensina e tu passa-nos a receita? Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pelos ingredientes dá pra perceber a delícia que ficou!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Depois disto, até eu dispensava um médico he he Adoro mascarpone!

    ResponderEliminar
  7. Claudia ficou uma beleza!
    Um doce ótimo para os dias super quentes que ainda faz por aqui!
    Eu uso um falso Mascarpone, mas não espalha!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Isto até é um pecado! Tanta caloria junta!!

    Só há perdão se for comido naqueles dias de muita neura e de carências...Acredito que seja remedio santo!

    ResponderEliminar
  9. muito bom ;) delicioso, manda lá um pouco :)
    o napoleao está a olhar para o teu blog e para aquilo que escrevo, é um cusco :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de doce, tem tudo o que eu gosto, à excepção do leite condensado, que não sei porquê agora estou em fase de recusar. Mas já usas do magro, acho bem!!!
    Ficou lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Oi minha querida, grata pela visita.
    E que delícia esse doce de bolacha? Tipo manjar dos deuse que derrete na boca. Tenho que provar com a máxima urgencia!!!!!
    Bjss

    ResponderEliminar
  12. Oh, que linda, fofinha! Fiquei muito feliz por te lembrares de mim e dedicares-me uma coisa tão boa! Eu imagino que com esse doce não havia constipação que resistisse! Pena não ter provado. Tenho que experimentar em breve!
    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro Mascarpone, e leite condensado nem se fala, por isso para mim está perfeitissimo, adorei.
    bjssss

    ResponderEliminar
  14. Cláudia, este doce é verdadeiramente tentador!
    Gostei muito. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. adoro esses doces de bolacha!!! sao mesmo deliciosos.beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Uau, que delicia - este creme com mascarpone é divino!
    Na proxima semana farei os comentarios nos blogs amigos nas segundas, pois é o unico dia que estarei em casa mais tempo.

    Abraços fraternais
    Léia

    ResponderEliminar
  17. Ai o que eu já babei com esta receita!!
    que delicía!!!

    ResponderEliminar
  18. bem ate deixei a boca abertaao bver esta maravilha.
    que delicia mesmo.
    eu vou guardar a tua receitinha e é ja.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Tal como a tua, a minha também ficou muito liquida pelo que em vez de pôr no frigorifico coloquei-o no congelador e ficou um semi frio fabuloso, nem desmanchou. Muito obrigada pela receita.

    ResponderEliminar