sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lasanha de bacalhau e espinafres

Pode parecer impossível, mas nunca me tinha atrevido a fazer lasanha. Já tinha comentado em alguns blogs que tinha medo de fazer lasanha, receava que ela se desmoronasse...
Bom, além de não se ter despenhado, ficou muito boa. Agora que quebrei o tabu, vou fazer mais vezes, certamente.
Para me estrear nestas andanças resolvi não fazer a tradicional, de carne moída, e optei pelo bacalhau. Como por acaso tinha espinafres em casa, decidi juntá-los, e de facto essa combinação resulta muito bem.

Ingredientes:
lasanha com ovo q.b.
3 postas de bacalhau
espinafres (cerca de meio molho)
molho béchamel (1 chávena grande)
1 pacote de natas (2dl)
queijo ralado q.b.
pão ralado com ervas q.b.
sal e pimenta q.b.


Cozi o bacalhau, passei-o por água fria e desfiei-o.
Cozi os espinafres (com as folhas já partidas) e salteei-os em azeite e alho.

Numa tigela, misturei o bacalhau desfiado, os espinafres, o béchamel e as natas e envolvi bem. Temperei com um pouco de sal e pimenta.

Depois, toda a gente sabe quais são os procedimentos: camadas alternadas de lasanha e de recheio, terminando com o recheio.

Por cima, coloquei queijo ralado e pão ralado com ervas.
Segundo as instruções da embalagem da massa, não é necessário cozê-la. Recomendam que vá ao forno 30m tapado com papel de alumínio + 15m destapado, para alourar. Eu fui desobediente e levei ao forno por 35 minutos, sem o alumínio.

E não é que ficou mesmo boa? Pronto, já perdi o medo.

Nota: as fotos não estão na ordem que eu pretendia, pelo contrário, a última era suposto ser a primeira... mas estou num local em que não me entendo com o mouse, perdão, com o rato, e não consigo mudar as fotos de local sem fazer estrago, e como não há por aqui nenhum técnico de informática disponível, fica mesmo assim...

Acho que dá para ter uma ideia... :)

20 comentários:

  1. Que coisa boa!!!! ADOREI! devia estar uma delicia!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Cláudia! Ficou lindaaaaaa... Ebaaaaaaaaa... Adorei a combinação do recheio! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, confesso que nunca vi nem fiz lasanha de bacalhau e acho que meu pai vai amar. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. PS: As tantas tens de actualizar nos blogues favoritos e adicionares o meu...nao sei!! Bigada pelo elogio!!!
    TU ÈS COMO Eu!!! SEMPRE natas!!! ADORO!!!

    ResponderEliminar
  5. Que beleza ciou a tua lasanha, eu adoro lasanha, a de bacalhau é divina e eu coloco sempre espinafres.
    Ficou maravilhosa e como 1ª experiência ficou fabulosa, não havia razão para medos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tá vendo que chique? A primeira lasanha a gente nunca esquece!!! Você estreou muito bem com bacalhau e espinafre!!! Devia estar uma delícia! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Queres vir morar para o Porto? Precisava de uma vizinha assim tão prendada...esta lasanha está divinal! :)

    ResponderEliminar
  8. Com essa casquinha crocante então...que maravilha!!! Infelizmente meu marido não gosta de bacalhau, mas quando vou na minha mãe peço logo p/ ela fazer!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro lasanha, sou pior que o Garfield. Serve-me qualquer uma, de carne, de bacalhau, vegetariana!
    A tua está bem apetitosa!:)

    ResponderEliminar
  10. Ficou excelente, eu gosto muito de lasanha.
    Agora tens que fazer mais versões.
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Mulher, esquece o raio da Maitê :)
    Pensa na lasanha... nunca consegui que as minhas lasanhas ficassem assim tão lindas e direitinhas. Sim senhora :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei o aspecto da tua lasanha! Vou ter de experimentar, ainda por cima com espinafres que adoro...
    Eu por acaso tb me aventurei nas lasanhas recentemente, mas tenho feito a tradicional. Tenho de inovar ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá Claudia
    Nunca fiz essa lasanha,mas já provei uma muito saborosa!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Bem lasanha de bacalhau também nunca fiz! Tem um optimo aspecto mas~eu por acaso não consigo imaginar bacalhau com massa...

    ResponderEliminar
  15. Para uma estreia..pontuacao maxima!!!!
    Essa cobinação deve ser mesmo muito,muito boa!
    Parabens!
    bjs
    tina

    ResponderEliminar
  16. Cláudia uma excelente estreia e o que te digo.
    eu adoro lasanha ja fiz de atum e de carne que e a que faço mais vezes.
    mas da proxima faço com peru:-)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Que maravilha, de bacalhau nunca fiz, mas gostei muito do aspecto.
    Quanto á massa utilizo sempre essa que não necessita de pré-cozedura, é muito prática.

    ResponderEliminar
  18. Hum que delícia! E o crocantezinho em cima! Você leva jeito. Bjs da Paçoca

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto muito de lasanha de bacalhau e espinafres, só não lhe deito as natas.

    e agora que perdeste o medo, atira-te de cabeça no encantado mundo das lasanhas! :)

    Beijihnos.

    ResponderEliminar
  20. Nossa deve ficar muito bom de comer.

    Parabens

    Feliz 2010 para ti

    Priscila MG Brasil

    ResponderEliminar