terça-feira, 20 de outubro de 2009

A minha comfort food




Esta comidinha é a minha comida de Mãe, a minha autêntica confort food. Ela representa tudo isso para mim: o conforto, o aconchego, os cheirinhos bons da casa e da comida feita pela minha Mãe. E eu estou muitíssimo feliz, porque pela primeira vez consegui fazer um "guisadinho à Hortense" quase, quase, com o sabor dos da Mamma.

Estava ansiosa que o tempo refrescasse um pouco, para poder fazer este tipo de comida. Sabe-me tão bem, mas tão bem, que nem consigo expressar isso por palavras, só mesmo saboreando. :)

Essa foto maiorzinha aí em cima é a maneira como eu gosto de comer esta comidinha leve: com uma bela fatia de pão a absorver o molho! Quando tirei a foto ainda não estava no ponto, tirei assim para se ver o pão, mas DEPOIS tem que levar mais molho, de modo a ficar coberta e ensopadinha. Ai que delícia...

É o que no Alentejo se chamam as "sopas": fatias de pão embebidas no molho da comida.

Aliás, esta refeição foi um misto das minhas raízes: a maneira de cozinhar da minha mãe (Beira Alta, Viseu), e os enchidos da terra do meu pai (Alentejo).

Então vamos lá ver o que eu andei a arranjar. Foi assim:

Ingredientes:

500g de feijão encarnado cozido
350g de tomate maduro cortado em pedaços
2 dentes de alho
1 cebola grande


1 chouriço de Portalegre
1 chouriço de porco preto com vinho, de Barrancos (tão bom...)
100g de massa argolinhas
2dl de água (a ferver)
0,5 dl de azeite
1 colher (chá) de salsa picada





Leva-se a cebola e o alho picados a refogar no azeite.

Quando a cebola estiver transparente, juntam-se os chouriços cortados em rodelas grossas.

Deixa-se refogar mais um pouco e acrescenta-se o tomate.

Entretanto temos um recipiente com a água a ferver, a qual juntamos ao refogado, assim como 1 dl da água de cozer o feijão. Acrescentamos a massa.

Passados 7 ou 8 minutos, junta-se o feijão já cozido e a salsa e deixa-se apurar.

Não pus sal, porque o dos chouriços e da água de cozer o feijão já é suficiente.
NOTAS: para ser ainda mais parecido com o da minha mãe - ou seja, um luxo - faltou:

- 1 folha de louro (eu esqueço-me sempre do louro, ela NUNCA se esquece dele, usa-o bastante)

- massa cotovelinhos (eu tinha a certeza que tinha dessa massa em casa, mas afinal estava enganada...)

- faltou a mão dela, claro, pois cada um tem o seu toque, e ela já tem mais de 50 anos de cozinheira no curriculum...

E esta é a minha panela nova :)
Grande coisa... mas gosto tanto dela que tinha de a mostrar... :)))))

17 comentários:

  1. Essa também é uma das minhas confort foods, as comidinhas da nossa mãe são sempre as melhores, não é?
    Pelo aspecto das fotos, acho que te saíste muito bem!
    Agora ía uma sopa de pão nesse molhinho de feijão encarnado! Ai ía, ía!

    ResponderEliminar
  2. Também quero, esta a chover lá fora e uma comidinha dessas sabia mesmo bem.
    E esse pão no molho é um pecado...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Adoro esse tipo de sopa! Também adoro molhar o pão no caldinho! Hum... Ameiiiiiiiiii... Ficou linda! Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai Cláudia.....senti o aroma desta comidinha de mãe aqui!!
    Isso com certeza deve ser muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta comidinha é um conforto para os olhos e para a barriga,adoro, é mesmo comida de mãe, eu sei.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Ter uma mãe que tem 50 anos de curriculum na cozinha é mesmo um luxo :) Adoro estas comidas e ainda hoje ao meio dia comi uma "sopa" assim. É que tenho certeza que tenho uma costela Alentejana :)

    ResponderEliminar
  7. Cláudia,
    Que comidinha "confortável". Estou com um feijão diferente, por aqui, e de repente faço essa sua receita. Gostei.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. lol panela nova é sempre bom!!!!! a comida da mama tb...e não só...... gostei da partilha....trouxe-me recordações...eu hj tou assim...como o tempo!

    ResponderEliminar
  9. Bem, isto é que é!
    Hoje o jantar que está destinado é precisamente isto, mais coisa menos coisa! :)
    É mesmo muuuito bom.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Cláudia,
    A aparência desse prato é super/mega/ultra apetitosa. Eu amo pratos com caldos, à semelhança das sopas e a sua, com esses ingredientes tão ricos, deve ter ficado maravilhosa!
    Mas a gente nunca acha que faz igual a mãe, né?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. As comidinhas feitas pela a mãma são sempre especiais, ficou bem apetitosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Comida que nos traz boas recordações se tornam ainda mais gostosas!

    ResponderEliminar
  13. Porra mulher! isso fez-me lembrar o meu rancho(não o que tenho na califórnia), mas o que faço quando vêm os dias frios, fiquei a babar, eu adoro isso.
    Não desfazendo da tua panela, que tambem é muito linda! e útil.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Claudia, que prato fantástico! Deu água na boca! Beijos
    Dani

    ResponderEliminar
  15. Claudia,

    os portugueses e seus choriços, não esperava que seu prato caseiro favorito fosse diferente (risos). Eu acho uma maravilha, mas substituiria a massa por arroz. Eu não sou de massa, para comer massa tem que seu uma senhora massa, sei lá, um acontecimento, de resto eu topo...

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  16. Claudia, isso tem mesmo carinha de comfort food, volta e meia faço para nossa familia a noite depois da escola quando eles estao famintos...esta mistua d feijão com massa fica muito boa,
    enquanto vocês entram no inverno, estamos na primavera log chega o verão por aqui...
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Esta é daquelas comidinhas que nos aquecem o estomago e levantam o ânimo :) Quando traz a mão da mamã ainda sebm melhor e por mais que tentemos, parece que nunca fica a mesma coisa, né?

    ResponderEliminar