quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Tarte" de atum e azeitonas



Por incrível que possa parecer pelas cores, esta receita foi inspirada no Dia Preto.


Ninguém diria, não é?



Mas é verdade: esta receita foi adaptada de uma participação no último Dia da Cor,
que me deixou as papilas gustativas em polvorosa, só de ver as fotos...

A Sara do blog coffee e flea, fez uma bela tarte de azeitonas pretas para o black day.

Quanto às azeitonas, usei verdes, não por preferir estas, mas simplesmente porque quando fui para as comprar, das pretas só havia con hueso. Como era suposto usá-las descaroçadas, comprei as verdes.

Já em relação ao recheio da tarte, apesar de achar o da Sara muito bom, com fiambre e chourição, pensei logo no meu ingrediente favorito neste tipo de comidas: o atum! Adoooro atum (acho que já tinha dito...). Assim, substituí o fiambre pelo atum e o chourição por cogumelos.

Quanto ao resto, apenas fiz pequenas alterações. Usei menos sal, a conselho da própria Sara. Apesar de a minha não levar o chourição (que é salgado), preferi manter o corte no sal que ela aconselha, por uma questão de gosto pessoal. Fiz num tabuleiro quadrado, porque me pareceu que o conteúdo era muito para a minha tarteira. Será que se pode chamar tarte? :)

Se pela receita e fotos do original já tinha ficado fã, agora, depois de ter feito e provado, já posso garantir que é maravilhosaaaaa... quanto ao recheio sou suspeita, porque adaptei-o ao meu gosto, mas a massa é uma verdadeira delícia, mesmo muito boooooaaaaa!!



Ingredientes:

Para a massa:

1 chávena (de chá) de óleo
3 chávenas de leite
2 ovos
2 colheres (de chá) de sal (usei 1)
1 chávena e meia de farinha de milho
1 chávena e meia de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento (usei de chá)

Colocam-se todos os ingredientes no liquidificador, até ficar uma massa cremosa e homogénea.

Para o recheio:

3 latas de atum
100g de cogumelos
2 tomates sem pele
queijo ralado q.b.
azeitonas verdes com recheio de pimento

Cortar os tomates aos cubos temperando com azeite e orégãos. Colocar metade da massa numa forma previamente untada e cobrir com a mistura dos ingredientes do recheio e parte das azeitonas (reservar algumas para a cobertura). Colocar o resto da massa e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC.

Passados 30 minutos, colocar as azeitonas por cima com um pouco de queijo e levar ao forno mais 10 minutos apenas com calor por baixo.


No final não coloquei tantas azeitonas, porque estas verdes com pimento têm um sabor bastante forte. Pus só meia dúzia para enfeitar, porque já tinha bastantes no recheio. Uma delícia!
(já corrigi o link para o coffee e flea)

18 comentários:

  1. amei esta receita!!!! ja imagino o sabor do atum, pimento, tomate...que delicia mesmo!! adorei. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Jesus, que espectáculo! Também tinha piscado o olha à da Sara e agora com es verdinha, não resisto!:)

    ResponderEliminar
  3. Cláudia!!
    Também amo atum e sua tarte está tentadora!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu tb lá pisquei o olho a essa tarte.
    Têm mesmo um aspecto maravilhoso.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Hum... Deve ter ficado deliciosa! Parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que BOM ASPECTO!!!! UAU!! adorei!!! esta mesmo Muita fixe!

    ResponderEliminar
  7. Adoro azeitonas, sejam verdes ou pretas :) Para mim é um bolo salgado e deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  8. Duas coisas que amo: azeitonas e atum! Que maravilha! Combinam muito bem!

    ResponderEliminar
  9. Foste logo juntar dois a que não sei resistir: atum e azeitonas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Cláudia! Deliciei-me a ler o teu post... :)Obrigada pela referência ao meu humilde blog.
    Adorei as adaptações que fizeste e podes ter a certeza que vou experimentar fazer igual à tua!!! A foto da fatia está qualquer coisa de fantástica e cogumelos, atum e azeitonas parecem-me uma belíssima combinação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Claudia ficou com aspecto de super fofa. Estou aqui com água na boca!
    Gostei muito da sua sugestão de recheio tb. Aqui tb compro esta azeita recheada de pimento. Mas antes de utilizar sempre deixo de molho em água por algum tempo para eliminar um pouco do sal.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  12. Não te queres mudar cá para casa, para eu experimentar todas essas delícias que tu andas a fazer? Parece muuuito boa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Ai azeitonas. . . eu andei a comer do meu patê até ontem lol :)

    Ficou muito bom amiga***

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  14. Meninas, podem crer que é mesmo muito boa! Hei-de tb experimentar com fiambre e chourição, até pq a minha "cliente vip" (direitos de autor para a Nana) tem a mania que não gosta de cogumelos.
    Mas fiquei mesmo fã da massa, acho que a farinha de milho lhe dá um toque especial.

    Já está na lista "A Repetir".

    Sara, foi um prazer, eu é que agradeço a inspiração.

    beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  15. Minha Amiga, destes dias pretos gosto eu, nada como olhar e saber o que se come, agora aquelas coisas modernas todas esquisitas, que me desculpem. Mas mudando de assunto, a tua tarte é mesmo uma delicia, e hei-de fazer com toda a certeza, quando o meu forno assim premitir. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Que bom aspecto, excelente combinação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. adorei as tuas alteraçoes tambem sou fa de atum. e esta uma maravilhaa tua tarte.
    beijinhos

    ResponderEliminar