terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tarte de maçã e alperce

A miúda Ameixa tanto disse façam, façam, que eu não resisti e fiz mesmo! E olhem que agora é a minha vez de dizer: façam! É mesmo muito boa!


A receita já está no Canela Moída e no Pratos e Travessas, mas nunca é demais, cá fica mais uma vez, com as poucas alterações que fiz.


Ingredientes:
250 g de açúcar (eu diminuí só umas 20g, porque gosto dos doces DOCES, e para o meu gosto ficou bem)
100 g de manteiga
150 ml de leite
3 ovos
125 g de farinha
4 maçãs descascadas e cortadas em gomos grossos
10 alperces secos (aqui foi o meu toque pessoal...)
1/2 colher (chá) de noz-moscada (usei canela moída)


Confecção:

Comece por descascar as maçãs e mergulhá-las em água com sumo de limão. Coloquei também os alperces nesta água.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC, marca 4 do fogão a gás.

Bata 200 gr (usei 180g) do total de açúcar com os ovos até obter um creme fofo.

Leve o leite ao lume com a manteiga até esta derreter. Junte a mistura de leite e manteiga ainda quente ao creme de ovos e ligue bem.

Junte a farinha peneirada e mexa com uma vara de arames para não ficar com grumos (usei a batedeira).

Numa tarteira espalhe os pedaços de maçã e cubra-os com o creme doce.

Polvilhe a tarte com os restantes 50 g de açúcar e a noz-moscada, canela, ou o que preferir.

Leve ao forno a cozer na prateleira do meio por 25 minutos.




Notas:
Na foto das fatias empoleiradas podem ver-se os alperces.
Gostei do sabor do alperce junto com a maçã, acho que combina bem.

Parece-me que poderia ter colocado um pouco mais de açúcar por cima da tarte antes de ir ao forno. Não é que tenha ficado pouco doce, mas com mais um pouco de açúcar ficaria mais crocante. Ficou, mas não tanto como eu estava à espera. Acabei por não medir a quantidade, polvilhei com umas 2 colheres de sopa, mas para ficar bem crocante deve pôr-se uma quantidade que forme mesmo uma camadinha.

24 comentários:

  1. A primeira foto está uma verdadeira tentação, uma promessa de sabores e aromas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho visto tantas lindas tortas de maçãs pelos blogs que estou morrendo de vontade! Preciso fazer!

    A sua está linda!!!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro tartes e esta está divina..
    bjs docinhos

    ResponderEliminar
  4. Que ricas fatias, enchem o olho! Hehehe:)

    ResponderEliminar
  5. Estou invejosa das tuas fotos!!! Quero uma máquina como a tua :)
    Devo dizer que estas tarte está em muitos mais blogs e parece-me que a Mónica nem tem noção que o pessoal alinhou muito bem nesta tarte :)
    Belo toque pessoal!

    ResponderEliminar
  6. Meninas, façam mesmo, é uma delícia!

    Ameixinha, a máquina posso agradecê-la à minha irmãzoca e pais, foi prendinha de aniversário. Eu cá sou uma tesa... :))
    Pois eu não tinha visto a tarte em + lado nenhum, mas a da Mónica tb está *****!
    Mas na tua 2ª foto tb se vê mto bem o interior, eu até estive de olho em cima do écrã a reparar que a maçã subiu toda, e a massa toda certinha em baixo. A mim sobrou-me um bocadinho de massa, imagina! Se calhar as minhas maçãs eram mto BIG!! :))

    ResponderEliminar
  7. Claudia ficou ótima!
    Achei o resultado desta muito parecido visualmente com a que publiquei, emboraa receita seja diferente.
    Temos que aproveitar bem a época das maçãs que chegaram com tudo!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Bem anda tudo picada por esta tarte deliciosa e saem cada versão mais saborosa.
    Excelente.
    bjssss

    ResponderEliminar
  9. Eu também fiz amiga, no mesmo dia! Ficou deliciosa realmente! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito bonita a sua torta, os ingredientes faceis de encontrar, muito bom.
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  11. uiii parece tão boa!!! agora estava aqui a olhar pra tarte....... e a olhar pá minha maquina de café.... Ahhh ja percebeste ne??!!! era 1 cafe e 1 tarte!!!

    ResponderEliminar
  12. esta tarte ficou mesmo linda!! dá vontade de arrancar uma fatia do monitor!!! eheh
    adorei mesmo. beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Hummm... óptimo aspecto :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  14. Que apetitosa e bonita a tua tarte! Parabéns

    ResponderEliminar
  15. Já tinha visto na Ameixinha e já copiei, ficou uma delícia,bjs.

    ResponderEliminar
  16. Ficou linda essa torta! Já anotei aqui! Vou fazer mesmo! Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Cláudia...já tinha visto lá na Ameixa e esta torta tem perseguido meus pensamentos....
    Tive que buscar no Google imagens o "alperce" para descobrir o que era....hehe
    Com certeza a combinação deve ter ficado tão boa quanto as fotos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito de tartes molhadinhas. Com maçã e alperce ainda devem ficar melhores. Mas...onde encontrar alperces a esta altura do campeonato? Já não é época deles pois não??

    ResponderEliminar
  19. Ah!!!! secos!
    Sorry não tinha lido tudo e tudo e tudo.
    Boa dica!

    ResponderEliminar
  20. Que aspecto delicioso ;)

    Dá uma espreitadela no meu blog ;)
    www.ocantinhodamimi.blogspot.com

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. ficou bem lindo e delicioso adorei os sabores combinados e a textura dada jinhos doces xxxxx Rico Receitas

    ResponderEliminar
  22. eru js andavba babada pela tarte agora mais ainda

    que maravilha.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  23. Eu também não resistí quando ví a da Ameixinha, e saí do PC direto pra cozinha, mas confesso que a sua está irresistível, que também será fielmente copiada, belas fotos. Bjss

    ResponderEliminar