sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Doce de abóbora com nozes para uma Tertúlia


Hoje o Tertúlia de Sabores está em festa. Dois anos de belas receitas, acompanhadas de textos que considero cativantes e que muitas vezes já me ensinaram e deram a conhecer muita coisa. Já para não falar nas excelentes fotografias...

Por tudo isso, fiz questão de me juntar à festa da Moira. Para isso, resolvi fazer uma receita que, curiosamente, foi a segunda que ela publicou no Tertúlia, há 2 anos atrás. Mas a data foi uma coincidência, o que eu procurava era uma receita com abóbora.

E assim ofereço à Moira, com muito gosto, um doce feito com a Abóbora que está no cabeçalho deste blog, acompanhado de um Licor de Ameixas que fiz há uns bons meses atrás, e para a confecção do qual pedi a ajuda da Moira por e-mail :))


Doce de Abóbora com Nozes
A receita original podem ver aqui

Ingredientes que eu usei:

500g de abóbora (já descascada)
400g de açúcar (300g de açúcar branco + 100g de açúcar mascavado)
casca de uma laranja
1 pau de canela
1 colher (café) de canela em pó
2 colheres de sopa de nozes picadas



Preparação:

Cozi a abóbora com o pau de canela e a casca de laranja cerca de 12 minutos.




Retira-se o pau de canela e a casca de laranja e escorre-se a abóbora. Esmaga-se com um garfo.

Num tacho (no meu caldeirão preto...) pus a abóbora esmagada, o açúcar, a canela em pó e as nozes picadas.

(O doce da Moira foi feito no microondas, mas eu gosto de mexer o caldeirão...)



Coloquei também uns 3 pedaços da casca de laranja cozida, porque cheirava tão bem, que tive pena de não a aproveitar. Na receita da Moira leva raspa de laranja, mas por acaso esqueci-me. Ficou ela por ela... casca em vez de raspa.

Acrescentei ainda uma chávena da água de cozer a abóbora. Decidi no momento, porque gosto mais dos doces não muito espessos.

Misturam-se todos os ingredientes e vai ao lume brando cerca de meia hora, a partir do momento em que começa a ferver.



E pronto, depois de alguns problemas informáticos, lá consegui acabar a postagem no dia 20!

Moira, o doce ficou delicioso. Adorei o cheirinho da casca de laranja quando está a ser cozida com a abóbora, adorei fazer e provar este doce.

O licor também está óptimo. Tal como me tinhas dito, "esqueci-me dele" na despensa este tempo todo, e hoje felizmente olhei para ele a tempo de o incluir no aniversário. Provei-o ao mesmo tempo que o doce (fizeste-me beber álcool ao meio-dia....) e digo-te que ficou muito bom. Obrigada pelas dicas, e feliz aniversário.


20 comentários:

  1. Cláudia,
    Ficou perfeito e adorei o licor, o meu está esquecido desde o ano passado, mas acho que hoje vou á procura dele :)
    Obrigada por teres participado e pelas tuas palavras.
    Um grande beijo
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Tchim, Tchim, ficou uma delicia, parabens.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de abóbora, por coincidência hoje publiquei uma receita com ela.
    Este doce parece muito bom, além do que é fácil de ser confeccionado.
    Parabéns à Moira. Tb gosto muito de visitar o blog dela.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Pelo docinho para presentear a Moira. Este doce deve ser tao bom, que de olhar para ele fiquei logo com água na boca.

    Bjs e bom fds

    ResponderEliminar
  5. gostei demais do detalhe da casca de laranja. deve dar um sabor e perfume únicos.

    ResponderEliminar
  6. Adoro um docinho caseiro, com nozes então é uma tentação!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Maravilha de doce!! E feito no "panelão" deve estar óptimo!!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Cláudia,
    O seu doce é muito rico. Nunca o tinha visto antes com o acréscimo da casca de laranja. Também gosto do Tertúlia!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Adorei a tua participação na festa do Tertúlia.
    Esse doce está com um aspecto divinal :)

    ResponderEliminar
  10. Abóbora e ameixa no mesmo post? Isso não garreia? he he
    Também pensei fazer esse doce mas decidi fazer o pão :) Eu dou o pão, tu dás o doce. Bebemos uma pinga e depois tiramos uma soneca :)

    ResponderEliminar
  11. Excelente participacao!!!
    Adoro doce de abobora :)
    jinhos

    ResponderEliminar
  12. Que delicia de doce! Foi uma festa entanto ontem hein! Tava um clima ótimo aqui no mundo dos blogs! Adorei Cláudia! Bjinhos e um ótimo final de semana ;D

    ResponderEliminar
  13. Olá Cláudia, já fiz doce de abóbora mas nunca com nozes, fiquei morrendo de vontade de fazer. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. E fizeste muito bem em te juntares à festa da moira! Também gosto muito de doce de abóbora, costumo fazer com côco também, é óptimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Tens um miminho no meu blog!
    Beijocas e boa semana*

    ResponderEliminar
  16. Cláudia, nunca provei doce de abóbora com nozes ou toque de laranja (sempre o com coco).
    Gostei muito assim, diferente (eu amo tudo diferente...hehe)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Adoro doce de abóbora com nóz, o teu ficou com um belíssimo aspecto. A casca da laranja deve ter.lhe dado um aroma divino.
    Parabéns pela participação.

    ResponderEliminar
  18. Claudia,
    Correndo o risco da tentação de fazer e comer doces, estou aqui para lhe agradecer os cumprimentos que deixou no meu blog quando do meu aniversário.
    Muito obrigada.
    E esse doce parece tão bom....
    Adoro doce de abóbora e achei esse bem original.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. cklaudia tambem fiz ca em casa. tambem coloquei laranja receita da mama ja muito antiga ainda era pequena e faziam na casa duma senhora onde trabalhou.
    enho que postra no meu blog tambem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Esse doce está com uma cor linda!!

    Vi que vc me segue e passei a seguir-te como Renata F....

    Além disso te adicionei em blogs que leio e recomendo.abçs,

    ResponderEliminar