quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais uma quiche, mas com cebolinho do meu vaso...

Não sei se já tinha dito que adoro atum... acho que sim, várias vezes, até (que maçadora!).

Como também adoro quiches e continuo de bem com o meu forno, aqui fica mais uma, que não difere muito da anterior, mas tem uma característica que me deixou satisfeita: usei cebolinho do meu vaso, e não de compra.
Isto de ser agricultora só no FarmVille não dá: há que fazer também agricultura em casa, na (curta) medida do possível...

Também não levou natas. Ao contrário do que é meu hábito, desta vez usei leite.


Ingredientes:
uma base de massa quebrada
pão ralado com ervas
2 latas de atum
1 courgette
1 tomate
cebolinho qb
3 ovos
1dl de leite
100g queijo ralado
sal e pimenta


Forrar a tarteira com a massa e furar o fundo com um garfo.
Por cima da massa, colocar uma camada de pão ralado (isto evita que a massa do fundo fique molhada, esta ficou bem estaladiça).
Por cima do pão ralado coloquei o tomate, o atum e a courgette em rodelas.
À parte, bater 3 ovos, temperar com sal e pimenta e adicionar o cebolinho cortado. Acrescentar o leite e misturar.
Deitar esta mistura sobre o atum, e finalmente o queijo ralado.
Com a ajuda de um garfo, acamei um pouco o queijo, para o envolver no líquido.

E pronto, é só ir a forno médio cerca de 40 minutos.

Apesar de não ter nada de extraordinário, esta quiche foi das que me saíram mais saborosas das que tenho feito recentemente. Não sei o que é que deu ao meu forno, mas a massa estava no ponto certo, e o recheio a condizer...
Há horas felizes...

12 comentários:

  1. Que maravilha de vasinho, que até dá um cebolinho para ajudar á quiche maravilhosa. Ficou com um aspecto delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummmm
    que bom aspecto...
    Gostei muito...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. impecavel essa receita, farei, mas sem sua cebolinha, que pena!

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto!!! E com cebolinho caseiro é outro gosto =)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olha o meu anda ali no vaso mal amanhado, ainda não pegou muito bem.
    Têm mesmo bom aspecto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá Claúdia :)
    A quiche tem excelente aspecto mas esse cebolinho está bem cuidado menina!!
    Um cebolinho biológico, né?
    beijinho.

    ResponderEliminar
  7. por acaso nao tenho esta erva aromatica
    ver se arrzajo e coloco num vasinho
    esta uma maravilha sim senhora.podes ser uma fatia:-)

    ResponderEliminar
  8. Anotei a receita, babei só de olhar.
    Beijinhos
    Alcione.

    ResponderEliminar
  9. Claudia,
    Que delícia de quiche. Já falei e repito: você está uma cozinheira de "mão cheia".
    posso me servir de um desses docinhos da abertura?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Adorei a ideia de usares o leite em vez das natas... Vou fazer assim para a próxima!
    Ps- Obrigada pelo teu comentário no meu blog! Espero que em breve sejas tu a vir cá anunciar a tua felicidade...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está algo que nunca consegui cultivar! Que sorte :) A quiche ficou com um belo aspecto!

    ResponderEliminar
  12. Essa tua quiche esta de lamber os beiços, muito boa, e quer dizer que anda também no farmville? Também estou lá, vamos nos achar, e me add como vizinha,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar