segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mousse de abacate "spicy"

Para dizer a verdade, sempre achei o abacate uma fruta um bocadinho desenxabida...

mas resolvi dar-lhe outra oportunidade, condimentando-o. Juntei-lhe canela e gengibre, e assim já gostei mais :)

Acho que vou repetir lá para os dias mais quentes (quando é que eles virão?), bem geladinha deve ser muito refrescante.



Ingredientes:
2 abacates maduros (700g antes de arranjados)
sumo de 1 limão
1 lata de leite condensado
2 dl de natas
2 colheres (chá) de canela
1 colher (chá) de gengibre moído




Descascar os abacates, retirar o caroço e partir em pedaços. Juntar o sumo de limão e passar com a varinha mágica até obter um puré. Juntar o leite condensado, misturar bem e levar ao frigorífico durante 15 minutos.
Passado esse tempo, juntar a canela e o gengibre e por fim envolver cuidadosamente as natas batidas.
Levar ao frigorífico por umas horas, fica tanto melhor quanto mais tempo estiver no frio. Na minha opinião, o ideal é fazer na véspera e comer no dia seguinte, aí sim está mesmo no ponto!
Apesar de estes dias chuvosos não estarem a convidar a coisas muito frescas, soube-me muito bem. E afinal de contas, também se comem gelados no Inverno, não é? :)

Informação útil sobre o abacate, clicando aqui.

13 comentários:

  1. Ah Cláusia, que receita diferente! E deve ficar realmente uma delícia o abacate com as especiarias e o leite condensado.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Aiii que mousse maravilhosa!

    Há uns tempos atrás também tinha essa ideia do abacate, mas quando comecei a comê-lo em guacamole, em smothies e em sobremesa rápida de abacate, açúcar e limão, passei a adorar a fruta.

    Só é pena ser tão calorica.

    ResponderEliminar
  3. Também eu tenho um "má" idéia do abacate por isso, nunca me apeteceu experimentar mas, depois desta receita fiquei mais receptiva.

    A mousse tem óptimo aspecto.
    Parece ter ficado deliciosa!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sou da mesma opinião em relação ao abacate. Comprei o Verão passado para fazer uma salada e nem sequer publiquei no blog, não achei piadinha nenhuma. Acho que só mesmo misturado com especiarias é que sou capaz de comer :)

    ResponderEliminar
  5. Cláudia, amo abacate, mas tento não comer sempre pq é bem calórico, mas hj mesmo chupei picolé de abacate, uma delícia! adorei a receita. Ah, vamos combinar? eu mando o calor p aí e vc manda o friozinho p cá?! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. deve ter um sabor interessante!! nunca provei mas adorei o aspecto e a textura da mousse!! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ó Claudia eu adoro pera abacate com açucar.
    No tempo delas é comer até enjoar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi abacate, nem sei bem explicar porquê, é daquelas coisas que vejo e não compro, achei que ficou com uma linda cor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Claudia, acho que com este post...acabaste de dar oportunidade a muitos mais abacates...Não sendo também do meu agrado, lá vou dar uma chance ao frutito desenxabido e experimentar esta mousse...Quer me parecer que assim tão bem condimentado, muitos mais se seguirão!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Mousse de Abacate é uma novidade e tanto. Ainda não conhecia.
    Aqui costumos fazer um creme super simples. Fica muito bom tb. Já publiquei a receita no blog.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  11. Olá! O Abacate tem um sabor especial, eu também quando provei, pela primeira vez, pensando que se comia 'puro' odiei! Mas já fiz em salada ou com canela e açúcar e passei a ficar fã. Esta tua receita deve ter ficado esplendida!

    ResponderEliminar