sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tarte de pêra e leite condensado

Estava eu à procura de uma receita de tarte de pêra, quando fui parar a um sítio que tem sempre belas Iguarias :))

Fiquei seduzida pela receita, e mãos à obra! Com algumas alterações, como é da praxe, mas o resultado foi MUITO compensador. Usei as pêras ao natural e não de conserva, e não usei bimby...
E devo dizer que se prepara tão rapidamente assim, imagino que com a bimby deve ser como se diz no Brasil: vapt-vupt... que é como quem diz, enquanto o diabo esfrega um olho... :)

É uma maravilha! Provei-a ainda morna e estava muito boa, mas depois de arrefecer ainda consegue ficar melhor. Deliciosa!!

Ingredientes:
700g de pêras*
80g açúcar amarelo
1 lata leite condensado
3 ovos
1 limão
canela
massa quebrada
*a minha filha achou demais, mas eu não concordo...

Comecei por lavar as pêras e descaroçá-las. De seguida cortei-as em tirinhas e cozi-as (em água suficiente para as cobrir, açúcar amarelo e uma colherzinha de canela). Não se devem deixar cozer demasiado.

Forra-se a tarteira com a massa, que se fura com um garfo. Por cima, coloca-se a pêra escorrida. Polvilhei com canela.

Mistura-se o leite condensado com o sumo de limão (tão bommmmm). Juntam-se 3 ovos e bate-se bem. Deita-se este preparado sobre as pêras.

Vai ao forno durante 40m, a 180º.

Como finalmente usei alguns apetrechos novos, aproveito para mostrar algumas prendinhas que recebi no Natal. Não sei como é que o Pai Natal descobriu que eu precisava destas coisitas, que vão desde o lindo prato para bolos até ao mais prosaico mas sempre útil rolo da massa... ainda faltou pôr na foto uma tarteira de fundo amovível e uma forma para pudim (isto para ninguém ficar zangado...) :)

Obrigada Mãe Natal, Irmã Natal e Prima Natal:)

Há que fazer justiça, o Pai Natal não pode ficar sempre com os louros...

18 comentários:

  1. Adoro o conceito... mas, como não sou muito apreciadora de pêra, crê que poderá ficar bem com ananás ou maçã?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. que tarte deliciosa....
    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda, e com leite condensado que gosto tanto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Meninas, obrigada. Ficou bonitinha, e o melhor de tudo, deliciosa!

    Joanissima, eu penso que tb ficará bem com ananás ou maçã. Parece-me que com ananás deve ficar uma maravilha, fiquei até com vontade de tentar :)

    beijinhos para todas

    ResponderEliminar
  5. Cláudua, sua torta me deu uma vontade incontrolável de comer pêra! Que torta maravilhosa! E a combinação de pêras com leite condensando deve ficar ótima.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bela tarte! Que belo prato de bolos! Que bela família Natal :)
    beijinho Cláudia e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Cláudia,
    Ficou linda a tua tarte.
    Ainda bem que gostaste... cá em casa também, é muito apreciada.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Que linda tarte da época...perfeita!!
    Uma excelente combinação!

    ResponderEliminar
  9. OI

    TENHO UM PASSATEMPO A DECORRER.

    PASSA POR LÁ. :)

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  10. Claudia a torta ficou muito bonita, especialmente no prato novo! Eu tenho um destes e adoro, pois dão um toque super especial na hora de servir.
    Adorei os outros presentes tb. Aproveite!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  11. Não duvido nadica de nada que seja um estoiro de boa, essa tarte. Têm tudo o que precisa para ser deliciosa.

    Adorei o bouquet de fatias de pêra antes de colocares o prepardo de ovos.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Maravilha de receita!!! Vou te seguir para acompanhar sus postagens! Amei seu blog! Quando quiser faça uma visitinha no meu blog! Vou adorar!
    Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  13. Ficou com optimo aspecto, de peras nunca experimentei nada, nem bolo, mas deve ficar bom :-)

    ResponderEliminar
  14. É muita fruta não é Carolina? Mas a fruta faz bem e assim misturada com o docinho, fica bem boa :) Adorei as forminhas e o prato. Preciso de um assim!

    ResponderEliminar
  15. ai para mim não acho nada que tenha muita fruta
    eu ate gosto destas coisas bens recheadas:-)
    e a fruta faz tao bem
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar