quarta-feira, 17 de março de 2010

Pizza super hiper

Estranho o nome, não? O que havia eu de chamar à maior pizza de que há memória? :)))

Usei a maravilhosa massa "hot rolls", inspirada no não menos maravilhoso blog From Our Home To Yours, mas em vez de usar só parte da massa, usei-a toda, pelo que o resultado foi mesmo uma super pizza!



Ora, se a dona do blog sugeria usar parte da massa, porque é que eu a usei logo toda?
Ok, se calhar foi para ficar logo com duas refeições prontas, poupando bastante trabalho... :)

Ingredientes que eu usei:
(a receita original podem ver clicando aqui)

1 colher de sopa de fermento (de padeiro)
1/2 chávena de água morna (medida: 1 chávena de 240ml)
1 c. (de sopa, rasa) de açúcar
2 iogurtes naturais
1 colher (chá) de fermento em pó (Royal)
1 colher (chá) de sal
1/2 chávena de óleo
5 chávenas de farinha de trigo

Preparação:
Dissolver o fermento e o açúcar na água morna.
Adicionar os restantes ingredientes na ordem indicada (de preferência acrescentar 1 chávena de farinha antes do óleo, e só depois as restantes 4 chávenas). Misturar bem.
A massa fica mesmo muito macia, com uma consistência óptima. Não é necessário amassar muito, apenas incorporar bem os ingredientes.
Esta massa pode ser guardada no frigorífico até 10 dias, num recipiente untado com óleo e tapado.

Eu (estupidamente...) usei a massa toda, num tabuleiro rectangular, e ficou uma pizza gigante... felizmente muito boa, e teve a vantagem de dar para duas refeições. Aquecida também ficou excelente. Parecia-me que a massa não era assim tanta, mas era. Era suposto ficar alta e fofa, não super alta...

...sempre aprendendo, nada acontece por acaso. :)



Polvilhar sobre a massa um pouco de sal (se tiver flor de sal, é o ideal; eu não tinha, usei sal grosso).
Vai a assar em forno pré-aquecido a 230º (só a massa), durante cerca de 20 minutos, ou até começar a dourar.

Enquanto a massa está no forno, vão-se preparando os ingredientes para a
Cobertura:

molho de tomate, receita aqui
200g de queijo mozzarella, ralado
100g de queijo comté, ralado
1 queijo mozzarella fresco
100g de bacon, salteado com manjericão

mais manjericão para polvilhar

Coloca-se a cobertura e vai novamente ao forno, até o queijo derreter.

E o resultado foi este:

Foto tremida, mas pizza deliciosa. Aliás, nem sei bem se isto é uma pizza ou uma bôla, mas o que interessa é que ficou muito boa. Novas experiências virão, desta vez com a quantidade certa de massa...

Nota: como se pode ver nas fotos, há uma parte que não levou bacon, para agradar a gregos e troianos...

16 comentários:

  1. Claudinha!
    Estranho nada fia...pizza por si só já é boa purdimais!:D
    Agora, que exagero é esse de gostosura, hein?!
    Chris sabe mess das coisas...mas vc caprichou nos recheios...=D
    Ainda não fiz essa massinha...mas essas fotos estão convidando, viu?!
    Um bejim amore!

    ResponderEliminar
  2. Oi Claudia! Que maravilha, ficou super hiper extra maxi linda :-) Eu sempre receio que as pessoas achem difícil a receita, mas depois de fazer a primeira vez acho que a maioria adere à esta pizza! Obrigada por testar... Beijos!

    ResponderEliminar
  3. heheh que aventura essa pzza mas deixa-me que te diga claudia esta rao boa de aspecto que eu comia todinha
    pronta quase toda
    bijocas

    ResponderEliminar
  4. Vinni, podes crer que esta pizza é boa purdimais, messsss!! :)

    Moranguita, não a conseguias comer toda, senão rebentavas... :)))

    Obrigada, Cris! Comigo aconteceu isso mesmo: tenho a receita impressa há mais de um ano, mas sempre tive "medo" de a fazer, principalmente por causa do "buttermilk", que nunca usei, mas resolvi usar o iogurte e resultou muito bem! A massa é mesmo excelente, vê-se logo ao prepará-la, nem "gruda" nas mãos, é maravilhosa! Vou repetir, sem dúvida. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Claudia :)
    Já sei porque usaste a massa toda he he, para eu ir até aí comer o resto desta delícia he he
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa, esta vou ter que experimentar. Adorei.

    ResponderEliminar
  7. que piza deliciosa....
    bj e boa semana

    ResponderEliminar
  8. E a exógerada sou eu? Depois não queres estar feita texugo :) Mas olha que eu acho os texugos uns bichos lindos, bem mais bonitos que o espeto da Olívia Palito he he
    Fiz pão e pizza com esta massa e adorei!

    ResponderEliminar
  9. Então, não há massa alta, massa fina e etc nas pizzas?

    Se ficou boa é que é preciso! Pelo menos tem super hiper bom aspecto. Está aprovadissima só de olhar ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Cláudia, vamos a ver se é desta que volto ao trabalho no blog, e dou mais descanso à quinta.
    Adorei a tua pizza, e super ainda melhor. Muito bom. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Sou suspeita para avaliar pizzas, eu amoooooo.
    O aspecto desta maxi-super-hiper-mega pizza é simplesmente divino!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ui Ui! Qui bella pizza!
    Massa alta, belo recheio... mnham mnham mnham!

    Beijocas ***

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta pizza! Gostei de conhecer seu blog tem coisas muito boas! venha me fazer uma visita! Bjos!

    ResponderEliminar