sábado, 24 de abril de 2010

Gratinado de batatas e queijo ou Gratin Dauphinois

Aqui fica a minha sugestão de um prato que junta os ingredientes Batata e Queijo, participando assim no desafio "Alquimia de Ingredientes", proposto pela Ana do blog Eu Mulher.


Este é um prato típico da culinária francesa, onde leva o nome de Gratin Dauphinois, por ser originário da antiga província de Dauphiné, que hoje corresponde à região de Rhône-Alpes, no sudeste da França.


Há quem defenda que a receita original não leva queijo, mas actualmente ela está generalizada com a utilização do queijo gruyère.


Ingredientes:

1kg de batatas novas

1/2 l de leite

2 dl de natas (creme de leite)
(na receita 1,5dl)

1 dente de alho

1 raminho de ervas aromáticas
(usei salsa, coentros e 2 folhas de hortelã)

100g de queijo gruyère

uma pitada de noz-moscada

sal e pimenta
manteiga para untar o tabuleiro


Preparação:
Leve ao lume o leite com o dente de alho cortado em pedaços, o raminho de ervas aromáticas, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Deixe levantar fervura.

Descasque as batatas, corte-as em fatias finas e passe-as pelo preparado anterior.

Passe o leite num coador, incorpore-lhe as natas e regue as batatas com este preparado.

Polvilhe-as com o queijo e leve-as ao forno, a 200ºC, por 40 minutos.

Reproduzo aqui a receita tal como está no livro "Batatas" da colecção Minilivros, Grandes Receitas.

Foi a primeira vez que fiz esta receita, e deixo a minha apreciação: quanto ao sabor, nada a reclamar, é excelente; o que achei errado foi a quantidade de líquido, é exagerada. E não me parece que seja pela quantidade de natas (que eu aumentei em 0,5dl, porque é a quantidade do pacotinho), mas sim pela quantidade de leite. Penso que 4dl ou mesmo 3 será o suficiente.

Já depois de ter feito o prato, comparei as quantidades com outras receitas que encontrei na net, e em quase todas as quantidades são +- as mesmas. O que pode diferir é o modo de fazer. Vi até um vídeo com a execução da receita, e aí as batatas iam a lume brando por 30 minutos nesse líquido, e só depois iam ao forno. Claro que dessa forma o líquido evapora muito mais.



Como se pode ver pela foto da esquerda, as batatas ficaram totalmente submersas no líquido (a minha irmã bem me avisou...) :))

Sempre aprendendo... Certamente vou fazer mais vezes, até porque adoro gratinados, adoro batatas no forno, adoro queijo... mas da próxima vez usarei menos leite, isso é garantido.





domingo, 18 de abril de 2010

Bolo de amêndoa e laranja

Cozinhar com... laranja!


Aqui fica a minha participação para mais um desafio do blog Delícias e Talentos.

Mary, será que podíamos viver sem estes desafios? Poder, podíamos, mas certamente não seria a mesma coisa... :))
Aproveitando mais um fim-de-semana em casa da Mamma, lá consegui pôr mãos à obra. Aliás, conseguimos: desta vez foram 8 mãos a trabalhar! É verdade, é que a batedeira pifou, e teve que ser tudo na força do braço. Então, todas deram uma forcinha, mãe, filhas e neta... o pai só ajudou a comer...

Ingredientes:
3 laranjas grandes e sumarentas
40g de manteiga
5 ovos
100g de açúcar fino
20g de açúcar em pó
50g de farinha de trigo
50g de farinha de milho (moagem fina)
2 colheres (café) de fermento
60g de amêndoas trituradas
sumo de uma lima (pequena)
120g de açúcar em pó para a calda
Preparação:
Raspar finamente a casca de uma laranja (bem lavada, obviamente...) - é muito engraçado ver estes conselhos nos livros: "Lave uma laranja." :)
Derrete-se a manteiga em banho-maria.
Bate-se muito bem um ovo inteiro + 4 gemas e 100g de açúcar fino.
À parte, misturam-se as farinhas, o fermento e as amêndoas e incorporam-se bem no preparado anterior.
Junta-se a manteiga derretida, o sumo de lima, 4 colheres (sopa) de sumo de laranja e a casca ralada.
Liga-se o forno a 180º.
Enquanto o forno aquece, batem-se as claras em castelo (a meio do processo junta-se 20g de açúcar em pó). Incorporam-se delicadamente na massa.

Coloca-se numa forma de 24cm de diâmetro (preferencialmente), untada com manteiga. (A que usei tinha 27cm). Vai ao forno durante 30/35 minutos.

Para a calda, diluir, pouco a pouco, 120g de açúcar em pó no sumo de laranja. Levei a lume brando cerca de 7/8 minutos, mexendo sempre.

Cobrir o bolo com a calda. Acompanhar com rodelas de laranja, regadas com a mesma calda.


Uma delícia!


Adaptado do livro Lanches, da colecção Larousse 100% sabor, ed. portuguesa da Impala.


terça-feira, 13 de abril de 2010

Bolachas de lavanda

Estas bolachas, biscoitos, bolinhos ou o que se lhes queira chamar, por pouco não se transformavam num desastre: já estavam a começar a esturricar...

A minha ideia inicial era fazer madeleines, julgando eu que as formas que tinha eram apropriadas. Mas não eram... As formas apropriadas são arredondadas, no formato de uma vieira. As minhas são lisas (achatadas), não faz o mesmo efeito, ficam espalmadas. Ficaram com o formato de bolacha e com a consistência de bolo...

Depois de ter visto várias receitas em blogs, acabei por (tentar) reproduzir a receita da Gina, que pode ser vista aqui, no blog NACOZINHA. Gina, desculpe a comparação, porque qualquer semelhança com as suas lindas madeleines é pura coincidência... :)))))
(acho que na altura cheguei a contar à Gina a aventura...)


Ingredientes:
50g de manteiga
1 ovo grande
40g de açúcar
1 pitada de sal
45g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de chá de lavanda
1 colher (chá) de lavanda (para culinária) OU
1 colher (chá) de água de rosas/ água de flor de laranjeira

Preparação:
Derreter a manteiga e deixar arrefecer.
Bater o ovo com o açúcar e o sal até ficar com uma consistência cremosa.
Fora da batedeira, juntar a farinha, em seguida a manteiga, reservando um pouco para pincelar as forminhas. Adicionar a água de rosas (ou o aroma que decidir usar), misturando delicadamente . Deixar a massa descansar no frigorífico durante 1 hora, depois mais meia hora à temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 220°. Unte as forminhas e coloque a massa, sem encher demais.
Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos (Este era o conselho da Gina; mas não sei o que fiz à minha massa, que passados os 5 minutos ainda não estava cozida. Deixei ficar mais uns minutos, e quando dei por ela já estava quase a ser tarde demais...)
Deixa-se arrefecer numa grade.

Apesar de o resultado não ter sido o que eu pretendia, a verdade é que ficaram muito saborosas. Esta foi a minha primeira experiência com a lavanda. Mais tarde fiz estas outras bolachas, também com lavanda, que ficaram MUITO boas, crocantes como é suposto serem as bolachas...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pudim de Laranja

Ai que saudades deste pudim...

ai que saudades de fazer bolos, pudins, mousses... assados, grelhados... uma sopa... ok, um ovo cozido... snif, snif

Aqui há tempos, tencionava eu fazer um Pudim Francês inspirado no da isabel, que aliás teve a gentileza de me fornecer uma receita menos pesada em gemas, quando me apercebi que não tinha Vinho do Porto. Nada feito, pensei que a falta desse toque aromático poderia fazer diferença, deixei para outra oportunidade. Procurando uma alternativa, encontrei-a no blog da Ju, Desastres Culinários
É super simples de fazer, mas nem por isso deixa de ser super saboroso. Muito bom, mesmo. E faz-se enquanto o diabo esfrega o olho direito... a espera maior é para ele arrefecer, mas vale a pena esperar para saborear esta delícia.


Ingredientes:
6 ovos (ou 5 grandes)
1 lata de leite condensado
3 medidas de leite (usar a lata do leite condensado como medida)
1 laranja (sumo e raspas) - (usei 1+1/2)
Caramelo líquido q.b.

Numa tigela juntam-se todos os ingredientes e bate-se muito bem (comecei por bater os ovos, depois juntei os restantes ingredientes).

Barra-se uma forma com o caramelo líquido e deita-se nela o preparado anterior.

Vai ao forno (+-200º), em banho-Maria, por uns 45 minutos.


Muito bom, certamente a fazer mais vezes. Ah, e o Pudim Francês também não está esquecido...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Uma espécie de Bruschetta

Não, a cozinha ainda não está operacional. Nem sei quando estará. Usando a célebre e já gasta frase do famoso futebolista, "prognósticos só no fim do jogo..." :)))

Acontece que a querida Gina do blog NacoZinha, apesar de indirectamente, deu-me uma ideia: por que não usar receitas que estejam em arquivo? Diga-se até que é coisa que não me falta, porque normalmente gosto de postar logo no dia em que preparo as coisas ou no dia seguinte. Quando isso não acontece normalmente vai ficando para trás...

Mas agora resolvi dar uma oportunidade às fotos e receitas que estavam na despensa.


Esta até é bastante recente, já num daqueles dias em que foi necessário inventar qualquer coisa rápida e nada complicada.

E foi assim que saiu esta variação da italiana bruschetta, que neste caso até foi promovida de antepasto a pasto...

Bruschetta é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão. (Wikipédia)

Ingredientes:
fatias de pão qb
molho de tomate
ou pesto (usei o das fotos abaixo, mistura dos 2)
ovos cozidos
queijo de cabra
manjericão


A preparação é muito complicada, como se pode imaginar...
Barram-se as fatias de pão com o molho, por cima os ovos cortados em rodelas e as fatias de queijo (o queijo de cabra usado aqui tem um formato cilíndrico, é o ideal no caso de se desejar rodelas, apesar de não ter sido muito fácil cortá-lo nesse formato...).
Salpicar com manjericão ou outra erva a gosto e levar ao forno.
Aqueci o forno durante 7/8m. Quando coloquei as fatias desliguei o fogo e usei apenas a parte do grill.

Ficou tão bom, que nem parecia ter sido feito em tempo-relâmpago. Este queijinho derretido é simplesmente maravilhoso... e com a ajuda do pomopesto, ficou um pitéu ;)

Vou ali à despensa e já volto...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um bolo de chocolate e até um dia destes...


Era com este bolo que eu tencionava participar no desafio/passatempo Alfabeto Culinário, (desta vez dedicado à letra C), promovido pela Mary.
Acontece que neste momento estou totalmente impedida de fazer seja o que for na minha cozinha, uma vez que ela pura e simplesmente deixou de existir... :)
mas como passei o fim-de-semana em casa da Mamma, lá consegui fazer o bolinho (aliás, foi feito a 6 mãos: as minhas, as da minha irmã e as da Carolina). Já não foi a tempo do desafio, mas foi a tempo de ser muito bem saboreado num agradável Domingo de Páscoa.

(A Safirinha foi operada, está em convalescença)

Quadrados de Chocolate com Especiarias

Ingredientes:
200g de chocolate preto em tablete
200g manteiga sem sal
100g de açúcar em pó + 100g de açúcar fino
75g farinha
3 ovos
1 colher (sopa) de mistura de especiarias:
erva doce (anis verde), canela, cardamomo, cravinho e noz moscada (as 2 últimas em menor quantidade)

Estava na receita mas não usei:
rum
baunilha em pó
açúcar glacé para a cobertura

Preparação:
Leva-se ao lume o açúcar dissolvido em meio copo de água, até começar a ferver. Acrescenta-se o chocolate e a manteiga, partidos em pedaços. Vai-se mexendo, em lume brando, até derreter.
Entretanto, coloca-se a farinha numa tigela e vão-se misturando os ovos, um a um. Acrescentam-se as especiarias e mistura-se.
Junta-se o preparado do chocolate e mistura-se tudo muito bem.

Vai ao forno em banho-maria, a 170º, durante cerca de 1 hora, em tabuleiro forrado com papel vegetal untado com manteiga. Para o banho-maria usei o próprio tabuleiro do forno, embora não seja muito fundo. Acho que foi um semi-banho-maria.
Já agora, deixo um aviso: para esta quantidade de massa, convém usar um tabuleiro pequeno. Eu usei um de 35x22cm, e o bolo ficou baixinho. O que se vê na foto são 3 "quadrados" sobrepostos.


Uma vez que a minha (ex)-cozinha se encontra nestas condições
vou ter MESMO que fazer uma pausa, sabe-se lá até quando... neste momento não estou lá muito optimista... para onde quer que me vire só vejo confusão, segundo as minhas previsões daqui a uns 3 meses esta cozinha vai estar operacional... SERÁ?? :))

Até já...