quarta-feira, 22 de junho de 2011

Empadão de pescada (com todos)

Este empadão foi inventado na hora. Usei ingredientes um pouco diferentes do habitual, não só para variar, mas também para aproveitar alguns alimentos que esperavam no frigorífico.


Ingredientes
Para o puré:
5 batatas grandes
3 cenouras
100g de grão (cozido)

Para o recheio: 
pescada cozida (a quantidade depende dos comensais)
80g de cogumelos laminados
1 dl de natas
coentros
sal e pimenta
azeite e alho


Cozem-se as batatas e as cenouras. Após 10m de fervura, adicionar o grão, já cozido.
À parte, cozer o peixe. Como o cheiro do peixe a cozer não é propriamente dos meus preferidos, coloquei na água da cozedura uma casca de limão, 1 raminho de manjericão e 2 folhas de louro.  :)

Numa wok, colocar azeite e dois ou três dentes de alho picados. Adicionar os cogumelos, depois a pescada já cozida e livre de peles e espinhas. Envolver. Temperar com pimenta moída na hora e coentros picados.

O puré (batata, cenoura, grão, leite e noz moscada) foi feito à preguiçosa, ou seja, com a varinha mágica. Já bastou o trabalho de limpar o peixe. :)

Colocar metade do puré num tabuleiro untado, de seguida o recheio, e finalmente cobrir com o puré restante.


Pincelar a superfície com gema de ovo ou salpicar com queijo ralado (usei queijo).


Vai ao forno cerca de 15 minutos, para alourar.

Gostei da invenção do puré. Exagerei um pouco na quantidade de leite, mas mesmo assim achei muito bom. Claro que miss Caroline perguntou logo porque é que o puré estava daquela cor. :)) Só lhe disse da cenoura, se ela sonhasse que tinha levado grão, tínhamos festa... :)





13 comentários:

  1. Claudia.
    Esse seu empadão ficou muito apetitoso.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. hehe a tua menina comeu tudo e o que importa
    esta ebm bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos amigos
    (no plural pois é extensivo aos seus leitores)

    É com grande alegria interior que estou comemorando os 500 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-poesia.blogspot.com

    200 seguidores em meu Blog:

    http://espiritual-mimo.blogspot.com

    A Vitoria é nossa!!!
    Pegue os seus mimos por lá... Vc os merece...

    Excelente feriado com as bênçãos do Alto...
    Com gratidão, carinho fraterno e amizade
    SE DEUS É POR NÓS... QUEM SERÁ CONTRA NÓS???
    Orvalho do Céu
    P.S. Querida Claudia, me pareceu gostoso e me deu vontade de fazer... deve ficar leve com o purê... Bjks

    ResponderEliminar
  4. A tua mãe disse: "Quem te viu e quem te vê!"
    E eu digo o mesmo :)
    Que rica pescadinha, hã?!

    ResponderEliminar
  5. Esse puré ficou lindo :) Deve ter ficado um empadão muito bom!

    ResponderEliminar
  6. Pois eu gostei muito da ideia do puré e o meu papa purés cá de casa iria adorar se soubesse que tinha grão, principalmente se visse uma ou duas bolinhas por lá á solta :-) ficou registado para mais tarde fazer :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi,Claudia
    ótima invenção.
    Seu blog é maravilhoso
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Cláudia !!Adorei seu empadão de pescada!! Ficou lindo e parece muito saboroso!! Beijos Tereza

    ResponderEliminar
  9. Que delícia!
    É sempre bom encontrar receitas livres de glúten.
    felicidades!

    ResponderEliminar
  10. Olá Claudia
    Por vezes estes improvisos surpreendem-nos. O grão na minha opinião foi uma mais valia.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Oi, Cláudia,
    eu faço empada, mas, nunca dessa forma. Adorei. Com menos calorias. Obrigada pela visita. Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Oi Cláudia!!! Que legal que vc passou pelo nosso blog, pq a gente adoraaaa receitas gostosas!! Minha mãe ja resolveu aquele probleminha das letras, a fonte ta toda branquinha agora, não vai mais passar perrengue pra ler! Esperamos sua visita outras vezes, estamos te seguindo também! lambeijocas!

    ResponderEliminar