sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pudim dois leites com aroma de café






Ingredientes:
3,5 dl de leite
1 lata de leite condensado
1 chávena de café
5 ovos
caramelo líquido
cobertura líquida de chocolate

Preparação:
Levar o leite ao lume até quase levantar fervura. Juntar a chávena de café e misturar (usei uma chávena de chá - 1,5dl).
Bater os ovos inteiros, juntar-lhes o leite condensado e o leite com café.
Foi aqui que surgiu a inevitável "aventura". Tinha muito pouco caramelo líquido... claro que podia ter feito em casa, mas foi coisinha que nunca me saiu bem. A propósito, alguém tem uma receita infalível? :)
A solução foi usar uma cobertura líquida de chocolate (vulgarmente designada por topping). Felizmente resultou, cheguei a pensar que o pudim ia ficar totalmente colado ao fundo da forma...
Vai a cozer em banho-maria durante cerca de 40 minutos.
 
Para arrefecer mais depressa, e já que foi num dia de bastante calor, usei este método drástico antes de os colocar no frigorífico.

(Não está no chão, é um tabuleiro de pés)   :)



Uma delícia!

Outro assunto: queria pedir às pessoas que passarem por aqui e que, ao tentarem ampliar uma foto, ou ao tentarem deixar um comentário, se depararem com alguma coisa estranha, que não tenha nada a ver (absolutamente nada) com o conteúdo deste blog, que me fizessem o favorzinho de me avisar, por e-mail ou nos comentários, se conseguirem. Pode ser? É que andam por aí situações estranhas, "vermes" e outros "bicharocos" que entram sem pedir licença, e que causam situações desagradáveis. Já me aconteceu também a mim ao visitar alguns blogs, por exemplo ao tentar ver uma foto ampliada, abrir-se uma janela de publicidade, ou muito pior ainda... o mesmo na caixa de comentários! e sei que os donos desses blogs não têm nada a ver com isso, às vezes nem sabem. Eu já fiz uma limpeza ao sistema, espero que tenha matado a bicharada toda. Se não avisem-me, por favor, ok? É que eu não quero ter porcarias a "enfeitarem" os meus blogs! 


Bom Apetite! 

12 comentários:

  1. Este pudim ficou uma tentação! Não sou muito dada a pudins, mas este "tocou-me" :)
    Em relação ao caramelo... a minha mãe faz sempre na própria forma onde depois põe o pudim. Mete um pouco de água e umas colheres de açucar em lume muito baixinho. Quando começa o ponto caramelo (sem deixar queimar) tira do lume e com a ajuda de uma colher espalha pela forma toda...entretanto ele arrefece e "cola-se" às paredes da forma...depois é só introduzir o pudim e quando se desenforma fica liquido e super delicioso! :) ...eu nunca fiz, só assisti :) espero ter ajudado e desculpa o testamento.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Sofia, muito obrigada pela dica. A minha mãe às vezes tb faz dessa forma, mas o dela normalmente fica mais para o líquido, eu gosto mais quando fica "mais caramelo", e nunca consegui esse efeito... :) mas é questão de ir variando as quantidades, até acertar. Sempre é melhor que o de compra, cheio de conservantes...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Pois é, realmente não fica muito espesso não...é mais para o líquido...eu quando falar com ela vou saber se há alguma forma de o tornar "mais carameloso" :)e venho aqui dizer-te. Eu também não dou adepta do de compra, é um sabor artificial... e eu que gosto tanto de caramelo não me satisfaz! :)... tipo o do "Raider" ou actualmente "Twix" eheheh
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Aqui está o pudim ideal para reciclar sobra de café do pequeno almoço!
    Apeteceu-me mesmo um pedacinho, já já.
    Como vai a vida? Boa? Pronta para compartilhares mais uma fase?
    Beijinhos amiga,
    Rute

    ResponderEliminar
  5. Olá, Cláudia, pois este é o pudim ideal para mim, que adoro o aroma de café.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tenho o mesmo problema em relação ao fazer o caramelo liquído... sai sempre caramelo sólido, por isso opto pelo de compra. O teu pudim encanta-me ou não fosse eu uma apreciadora de pudins! Cozeste em banho-maria no forno ou no bico do fogão?

    Beijocas gulosas***

    ResponderEliminar
  7. Já fiz pudim de café e confesso que é dos meus favoritos. A mim não me apareceu nada de esquisito :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Cláudia,
    Encontrei um caramelo com um aspecto maravilhoso... : http://pitadasecolheradas.blogspot.com/2010/02/embrulhos-de-frutos-secos-envolvidos-em.html
    Este blog tem receitinhas deliciosas...esta aqui é de ficar de água na boca :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. claudia o que fizeste mesmo? e que acontec o memso no meu blog e ano sei como fazer para tirar tudo
    eu aqui nao vi nada

    ResponderEliminar
  10. Menina, que delicia! E que carinha boa de infância ele tem, né? Adorei! beijos

    ResponderEliminar
  11. Deixa ver se entendi... misturas-te o caramelo com o toping? ou só usa-te toping?? de qualquer maneira está excelente! bjks

    ResponderEliminar