segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja, com casca


Este bolo fez-me pensar em como desperdicei desnecessariamente tantas cascas de laranja, nos bolos de laranja que fiz de outras vezes.  Aqui aproveita-se toda a laranja, excepto as extremidades e os caroços, se tiver. Esta nem caroços tinha, portanto foi só lavá-la muito bem, cortar os topos, parti-la em 8 pedaços, e o liquidificador tratou do resto.

É muito fácil e muito, muito bom. E fica com uma cor linda, até parece que leva açafrão. :)

A receita descobri-a no blog Sete pecados, (Bolo de Laranja da Sogra) e foi retirada do programa brasileiro Mais Você, da Ana Maria Braga.


Ingredientes:

1 laranja grande (ou duas pequenas)
4 ovos
1 chávena de óleo de girassol
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
No liquidificador coloquei os ovos, a laranja cortada em 8 partes, depois de retirados os topos, o óleo e o açúcar.
Deixa-se misturar durante uns minutos (3 ou 4) na velocidade 2.

Num recipiente, coloca-se a farinha e o fermento, e junta-se o preparado do liquidificador, misturando bem.

Unta-se uma forma de buraco com margarina (untei com manteiga, porque não tinha margarina) e polvilha-se com farinha.

Vai ao forno a 180º durante 45 minutos.




Notas:
  • usei farinha com fermento, por isso diminuí a quantidade de fermento adicionado, usei uma colher de chá, e mesmo assim parece-me que foi demais, porque cresceu por cima da forma...
  • a temperatura do meu forno é a olhómetro, de modo que me parece que talvez estivesse a mais de 180º, porque ao chegar aos 40 minutos já estava a ficar bastante moreno, portanto desliguei o forno aos 40m.
  • não sei se é próprio da massa ou se foi de untar a forma com manteiga em vez de margarina, mas acho que nunca um bolo se desenformou tão facilmente. Quando estava a verificar se já "descolava" bem, fiquei com ele na mão... mesmo!

Bolo de laranja com chá de limão, uma boa combinação cítrica. :)

9 comentários:

  1. Que boa combinação e que bom aspecto :)
    Sabia mesmo bem agora, um cházinho quente (está um frio que não se pode) e uma fatia desse bolo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Claúdia encontrei hoje o teu blog e tens logo um bolinho que eu adoro simples e com sabor a laranja, lindo mesmo!
    Já fico tua seguidora.

    Beijinho

    Visita-me também.

    ResponderEliminar
  3. Dois em um: óptimo aspecto e fácil de fazer :)

    ResponderEliminar
  4. Cláudia,
    Esse bolo é mesmo muito gostoso.
    Costumo fazê-lo com frequência.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Sou servida!!!
    Já está na minha lista ;)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  6. numa ocasião também já fiz um bolo de laranja com casca que ficou delicioso. esta tua receita ainda é mais simples do que a minha, vou levá-la comigo!

    ResponderEliminar
  7. ola
    acabei de fazer a tua receita :)
    esta a arrefecer***
    a massa estava taooo boa :)

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Eu retirei esta receita do mesmo sitio e foi o bolo de Inverno lá de casa. Como tenho laranjeiras, foi o bolo elegido, porque não é feito com pesos e sim medidas. Todos os fins de semana saía um bolinho destes e um de chocolate humido que é uma delicia, para desenjoar.
    Bj,
    Lucia

    ResponderEliminar
  9. Esse bolo de larange me lembrou que eu tinha uma vizinha quando morava em Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil) que fazia uma geléia de laranjas incrível. Me recordo que ela enchia um vidro grande de Nescafé com laranjas (com casca e sem sementes) cortadas, colocava água e deixava, acho, um dia. Não recordo bem muitos detalhes, mas lembro que ela batia a mistura no liquidificador e cozinhava com açúcar até dar o ponto. Uma delícia. Vou tentar encontrar a receita e envio para vocês, caso queiram tentar. Abraço do Grande Norte (US).

    ResponderEliminar