Felizmente os limões são um alimento de longa duração, porque estes já cá estavam em casa há bastante tempo. Apesar de adorar limão e de o usar bastante em vários temperos, eram tantos que tem sido difícil dar-lhes vencimento.
Já saíram vários doces, já saiu limonada, já temperaram várias saladas, etc., etc.
Desta vez saiu uma mousse (ou antes, duas).
Ingredientes:
2 limões (sumo)
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas (2dl)
3 (ou 4) claras
4 colheres de sopa de açúcar
Preparação:
Misturar o sumo de limão com o leite condensado e envolver bem. Acrescentar as natas, previamente batidas, e misturar delicadamente. Por fim, bater as claras em castelo, acrescentando-lhes o açúcar quando já estão altas e consistentes. Envolver delicadamente na mistura anterior.
Não sem antes provar...
Levar ao frigorífico por um mínimo de duas horas. Decorar a gosto.
Esta (em baixo) é uma versão com os mesmos ingredientes, mas sem bater as natas. Também fica muito boa, embora sem a textura própria da mousse, fica mais um creme, mas uma delícia de creme!
Nem sei qual das duas prefiro. A primeira ficou com um sabor maravilhoso, e gostei da textura, a segunda tem a vantagem de ser uma mousse a sério... o limão não se afunda. :)
A dona do dedinho, provadora oficial, que devorou igualmente as duas. |
(A prometida receita do Bolo Podre está quase a chegar. Aliás, já a tenho, mas planeio mesmo fazer o bolo em breve, nessa altura vem receita e bolo.)