Encontrei excelentes sugestões para utilizar marmelos no blog Cinco Quartos de Laranja. Desta vez fiquei-me por uma das mais simples, mas tenciono fazer mais umas quantas, que me cativaram bastante. Agora é esperar que os marmelos amadureçam...
Tive uns problemazitos com o tempo de cozedura, mas nada impeditivo de saborear alegremente a tarte, que é realmente muito boa!
4 marmelos (600g)
50g de margarina
180g de açúcar
1 folha de massa folhada
sumo de 1/2 limão
água q.b.
nozes picadas
Texto transcrito literalmente do blog Cinco Quartos de Laranja
1. Lavar muito bem os marmelos. Cortá-los em quatro, retirar as cascas e os caroços. Regar com sumo de limão para não oxidar.
2. Levar a margarina a derreter numa forma com 24 a 26 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de altura. Introduzir os marmelos cortados em meias luas e polvilhar com o açúcar e um pouco de água. Deixar cozinhar os marmelos até estarem caramelizados e macios, mas sem se desfazerem.
3. Ligar o forno a 225ºC.
4. Retirar os marmelos do lume. Desenrolar a massa folhada sobre os marmelos. Picar a massa com a ponta de uma faca afiada e levar ao forno durante cerca de 25 minutos.
5. Desenformar logo que sair do forno. Polvilhar com nozes picadas a gosto.
NOTA IMPORTANTE:
Na fase 2, deixei ficar ao lume tempo demais, e alguns pedaços de marmelo já estavam a ficar demasiado morenos. :) Convém manter o lume baixo e retirar assim que os marmelos estiverem macios, sem deixar caramelizar demais (que foi o que me aconteceu).
* A D. Rosa, vizinha da minha mãe, veio do Algarve para Lisboa. Como ainda não sabe quando vai lá voltar, apanhou os marmelos, mesmo ainda meio verdes, antes que lá chegasse e já não encontrasse nenhum...