![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpXKMCleTT81-pmf-0MGwAUm554UkrJEenPSdPqaRnsc9u6edlW7HciG001L6d4OwU2TenKPZQ5xrZjtXEMx3-5_IZUn9Hv7KEgBtNBhycRENui39WBtqUqOqlgLo3jxwA5BZZ8bg_ltm8/s280/alquimia.png)
Há quem defenda que a receita original não leva queijo, mas actualmente ela está generalizada com a utilização do queijo gruyère.
1kg de batatas novas
1/2 l de leite
2 dl de natas (creme de leite)
(na receita 1,5dl)
1 dente de alho
1 raminho de ervas aromáticas
(usei salsa, coentros e 2 folhas de hortelã)
100g de queijo gruyère
uma pitada de noz-moscada
sal e pimenta
manteiga para untar o tabuleiro
Preparação:
Leve ao lume o leite com o dente de alho cortado em pedaços, o raminho de ervas aromáticas, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Deixe levantar fervura.
Descasque as batatas, corte-as em fatias finas e passe-as pelo preparado anterior.
Passe o leite num coador, incorpore-lhe as natas e regue as batatas com este preparado.
Polvilhe-as com o queijo e leve-as ao forno, a 200ºC, por 40 minutos.
Reproduzo aqui a receita tal como está no livro "Batatas" da colecção Minilivros, Grandes Receitas.
Foi a primeira vez que fiz esta receita, e deixo a minha apreciação: quanto ao sabor, nada a reclamar, é excelente; o que achei errado foi a quantidade de líquido, é exagerada. E não me parece que seja pela quantidade de natas (que eu aumentei em 0,5dl, porque é a quantidade do pacotinho), mas sim pela quantidade de leite. Penso que 4dl ou mesmo 3 será o suficiente.
Já depois de ter feito o prato, comparei as quantidades com outras receitas que encontrei na net, e em quase todas as quantidades são +- as mesmas. O que pode diferir é o modo de fazer. Vi até um vídeo com a execução da receita, e aí as batatas iam a lume brando por 30 minutos nesse líquido, e só depois iam ao forno. Claro que dessa forma o líquido evapora muito mais.
Como se pode ver pela foto da esquerda, as batatas ficaram totalmente submersas no líquido (a minha irmã bem me avisou...) :))
Sempre aprendendo... Certamente vou fazer mais vezes, até porque adoro gratinados, adoro batatas no forno, adoro queijo... mas da próxima vez usarei menos leite, isso é garantido.