Foi um passatempo mesmo muito interessante, que nos fez andar a pensar nos alimentos em função da sua cor, o que não costuma ser a preocupação dominante... e afinal a cor que era suposto ser a mais difícil acabou por se revelar a mais fácil, bastam umas gotinhas de corante... uma pequena batota, mas se a mãe natureza não produziu alimentos azuis, algum motivo deve ter tido.
Mary, quero dar-te os parabéns porque foi mesmo muito divertido e enriquecedor participar desta brincadeira que afinal se tornou um caso sério! :)
E ideias novas, já estão a borbulhar? :)
***
Como já tinha dito noutro post, a minha mãe fez anos no passado dia 8. Como tal, lá teve que servir de cobaia para a experiência azul...
O bolo ficou muito bom, mas realmente não sou muito fã de corantes. Até podem fazer efeitos interessantes (inclusive nas mãos, pelo menos as minhas ficaram todas pintadas, porque o corante escorreu pelo frasco...), mas é um produto que não me seduz muito. Mas de vez em quando até é engraçado fazer umas experiências diferentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaNvBeC1zaAZxsOIsR51BApjMKpWzhJZZEUp5lW06B19iB2U-3JNaonXW7TBSGgXhP4BOgDJDtCY4MgNUWypnICjOPhE-Fgc-KVjcT4Mqcbvo7hPyGfRuX9Vp6sA76S07U_Z0S8Grwptsp/s400/Actualizado+recentemente45.jpg)
Bolo de Ananás
Ingredientes
3 chávenas (chá) de farinha (com fermento)
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
5 ovos grandes
1 lata de ananás em calda
Trituram-se três rodelas de ananás e reserva-se.
Batem-se muito bem as gemas com o açúcar. Vai-se adicionando o óleo, mexendo sempre.
De seguida, vai-se adicionando a farinha, alternando com o ananás e por fim as claras em castelo.
Vai ao forno (180º) cerca de 35/40 minutos.
Depois do bolo frio corta-se ao meio, rega-se a parte inferior com calda de ananás e cobre-se com pedaços pequenos de ananás. Coloca-se a parte de cima, que se rega também com meia chávena de calda.
Cobertura:
3 claras
açúcar em pó
gotas de sumo de limão
corante azul
Batem-se as claras em castelo, adiciona-se o açúcar e umas gotinhas de sumo de limão e envolve-se.
Dividi o creme, colocando 3 gotas de corante numa parte.
Decorei o bolo com a ajuda do saco de pasteleiro, com o qual não tenho muita prática... nota-se muito??? :))