quinta-feira, 5 de maio de 2011

Linguini com favas e alho francês (à la Rute)

 Eis que, de comentário em comentário, de blog em blog, se gerou uma "corrente" de variações da mesma receita...
 Isto tudo começou (penso eu) com uma receita da Lina, do blog Aroma de Café. A menina Rute fez a sua versão da receita, que publicou e partilhou no PPP - quem ainda não viu, não se assuste com o título da receita, tudo tem uma justificação! :))
E como "corrente" que se preze tem que ter seguidores, eu fiz também a minha versão, que agora partilho aqui. 
É uma delícia, uma mistura de sabores e aromas do melhor! As raspas dos citrinos, as sementes de sésamo torradas depois de levarem pancada no almofariz, a pimenta, o próprio alho a alourar no azeite, quem não gosta destes cheirinhos?

A receita não tem nada do outro mundo, mas a novidade é que as favas são apenas salteadas (sem pele), e isso é o suficiente para ficarem cozinhadas e saborosíssimas, também à conta da mistura com os outros ingredientes.

Já agora, um pormenor que também teve influência: é que eu comentei com a Rute que o meu pai, quando descasca favas, rói sempre uma ou duas, peladas, e diz que é bom... :))
Ora, a supracitada dona da já sobejamente conhecida cabecinha pensadora, arranjou logo uma solução: não totalmente cruas, mas também não cozidas, para não perderem nutrientes na água da cozedura. Ora nem mais! Bastam uns minutinhos a saltear et voilà! Favinhas com todas as suas qualidades, au point! E que boas que ficaram, que bem que me souberam!



1º passo: azeite e alho laminado

2º passo: acrescentar alho francês em rodelas e favas cruas sem pele


3º passo: acrescentar raspa de limão e de laranja, sementes de sésamo torradas, sal fino e pimenta
(o sésamo e o sal fino levaram pancada no almofariz)

 
4º passo: adicionar a massa (ainda no wok ou frigideira), envolver, e colocar no prato
5º passo: picar coentros ou outra erva do seu agrado, e colocar por cima

6º passo: sentar-se a comer e desfrutar de uma bela refeição :)

BOM APETITE!

Rute, mais uma vez, obrigada pelas amizadeias. :)

13 comentários:

  1. Claudia, descobri hoje o teu blog e em boa hora o fiz, menina eu adoro favas, e esse pratinho esta com um aspecto de comer e chorar por mais!!!

    se quiseres passar pelo meu cantinho fica á vontade!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah, o texto está extraordinário amiga Cláudia. E aqui fica o toque para continuar a "corrente": Confeccione estas favinhas e tudo irá correr bem na sua vida, ah ah ah.

    As fotos também estão especiais. Até do alho a patinar no azeite, gostei!!!

    Ao que parece é a Mary que se segue. Pelo menos ela ficou entusiasmada com a ideia :)
    Que são um espetáculo assim aromatizadas e enroladas nos cachecois de massa, lá isso é inegável.
    Obrigada também pelas amizadeias.
    Jiminhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Ainda esta semana comi um arrozinho de favas soltinho, maravilhoso. As favas são adicionadas mesmo quase no fim para não cozerem muito. Este salteado parece óptimo :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Cláudia!Já somos 3 nesta corrente, quem diria que as favas, um legume(acho eu)que ou ama-se ou odeia-se ia gerar esta corrente de amizade!A tua versão está incrível, aquele toque da semente de sésamo esmagada com o sal, hummm!Gostei muito!E as fotos estão tentadoras!
    Feijocas!

    ResponderEliminar
  5. Eu encontrei seu blog, por acaso, eu amo as suas receitas e suas imagens, sem dúvida, faz com que alguns, porque eu amo. Uma saudação de Espanha e, sem dúvida que você vai visitar frequentemente. ;)

    He descubierto tu blog, de casualidad, me encantan tus recetas y tus fotografias, no dudes que hare alguna, porque me encanta . Desde España un saludo y no dudes que te visitare a menudo. ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Claudia
    Vim agradecer e retribuir a visita!
    Estou adorando o seu cantinho, recheado de delicias.
    As favas por aqui, ainda não encontrei, só encontrei quando morava no Japão.
    Mas de uma coisa, eu tenho certeza, o prato ficou maravilhoso.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Agradeço a sua visita ao EternosPrazeres

    e ofereço para que voltes sempre,

    Em tempo deixo parabéns pelo seu espaço,

    e votos de felicidades

    Renata

    ResponderEliminar
  8. Esse blod é uma tentação! rs
    Oi cládia!
    Vim convidar você para conhecer meus blogs
    http://palavras-e-sentimentos.blogspot.com/
    http://junglegirl-na-janela-secreta.blogspot.com/
    Se gostar pode seguir, ficarei feliz em vê vc por lá *-*

    Sam

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está algo que, enquanto vegetariana, posso comer! Tem um ótimo aspecto e quase já lhe sinto o cheiro. Sem dúvida para juntar à minha lista de receitas.
    Obrigada e um grande beijo,
    Maria.

    ResponderEliminar
  10. Que delícia! Lindo prato! Adorei o seu blog, estou seguindo. Gostaria de convidá-la a conhecer o meu novo blog www.yeswecooking.blogspot.com
    Beijos, Cecilia

    ResponderEliminar
  11. Ficou tudo perfeito ...òtima receita ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Pois eu te digo que não sei o que daria em troca de um pouco dessas favinhas.
    Não tem por aqui e a aparência já me conta que vou gostar muito...rs!
    Agradeço o comentário no blog, seja sempre muito bem vinda!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  13. Cláudia querida, cheguei ao seu blog agora e adorei! Já virei seguidora! beijos

    ResponderEliminar