segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Torta de Nabiças (actualizado)


Actualização: pois é, estive eu preocupada com a "tradução" de torta para "rocambole", e afinal no Brasil também não conhecem as nabiças? :))
Ou será que têm outro nome? 

nabiças (ver link)
 Ora bem, as nabiças são a rama do nabo. Segundo a minha mãe, são a rama do nabo antes do nabo... confuso? ao que julgo ter entendido, são as ramas jovens, antes de o nabo se formar, porque a rama do nabo crescido é uma rama diferente, mais grossa e mais escura. Caso haja alguém que perceba mais de agricultura do que eu (o que não é difícil... ) é favor prestar algum esclarecimento, caso este não esteja totalmente correcto. Obrigada. :)


*****
 Postagem original:
Ou, em Português do Brasil, rocambole. A língua portuguesa é linda. :) 
Porquê rocambole? 


Segundo as enciclopédias, Rocambole é uma personagem criada por um escritor francês do séc. XIX, Pierre Ponson du Terrail. Como é que passou daí até a um alimento enrolado, deve ser uma longa história...

E porquê torta?

Vá-se lá saber... eu por acaso até estava com medo que esta ficasse torta mesmo a sério, mas felizmente até ficou bem direitinha. E deliciosa, por sinal!



Ingredientes:
1 molho de nabiças
4 ovos
0,7dl de natas (leves)
2 cebolas
2 dentes de alho
0,5dl de azeite
80g de queijo mozzarella ralado
água
sal
pimenta
manteiga para untar


Preparação:
Começar por arranjar as nabiças e cozê-las em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorrem-se muito bem, deixam-se arrefecer e picam-se (com uma faca, não na picadora). Separam-se as gemas das claras e batem-se estas em castelo.
Numa tigela, juntar as nabiças, as gemas, as natas, sal e pimenta. Mistura-se tudo e acrescentam-se as claras, envolvendo cuidadosamente.

Forra-se um tabuleiro com papel vegetal, untando-o com manteiga. Verte-se o preparado anterior e vai ao forno cerca de 20 minutos, a 190º.
Enquanto isso, cortam-se as cebolas em meias-luas, laminam-se os alhos e refogam-se ambos no azeite. Depois de alguns minutos a corar, adiciona-se o queijo e envolve-se bem (em lume brando).



Retira-se do forno e deixa-se arrefecer uns 10 minutos. Retira-se do tabuleiro junto com o papel vegetal, e experimenta-se se já descola facilmente do papel. Talvez seja preciso ter a ajuda de uma faca ou outro utensílio para descolar num ou noutro pedacinho. (Eu pensei que ia ser mais difícil, mas até acabou por descolar facilmente.)
Coloca-se o recheio de queijo e cebola sobre a massa de nabiças, espalha-se bem e começa-se a enrolar, com a ajuda do próprio papel vegetal. Vai-se "descolando" e enrolando.
E pronto, está pronta a comer. Enquanto está morna é deliciosa. Até parece que se está a comer um doce. :)

Também experimentei fria, mas na refeição seguinte acabei por aquecer as fatias, acho que fica mais saborosa morninha.

Obs.: teria ficado "no ponto" se tivesse deixado alourar mais um pouco a cebola. Como tenciono repetir, da próxima o recheio ficará menos pálido. :)

A fonte é o livrinho do costume. :)

14 comentários:

  1. Cláudia,
    estou estampada..ai espantada, com esta sugestão! Ficou perfeitinha, parabéns!! Uau...olha nunca imaginei uma torta assim, deve ser mesmo deliciosa! E pelo o que li, nem é assim tão dificil de fazer. Vou já anotar, um dia destes vou arriscar a proeza :)

    Rocambole...realmente de um escritor francÊs até chegar a esta torta deve ter havido uma grande história mesmo! :)
    Beijinhos e boa semana
    (Esse livrinho é muito bom!)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser muito boa. Hei-de experimentar, gosto imenso de nabiças, e esta é uma maneira bem diferente de as preparar.
    Bjs
    Ana Duarte (L.D.)

    ResponderEliminar
  3. Ai tão bom, ai tão bom, ai tão bom!!

    Vi esse rocambole no blog da Isa pela 1ªvez (acho eu...) aquando do Projecto Reciclagem na Cozinha. E desde lá pra cá, esqueci-me de confeccionar.

    Pois...depois...destas fotos tão verdinhas que me deixaram o olhar a rodar em espiral...vou ter que fazer o mais depressa possivel!
    Que delicia!
    Ficou espledorosa a tua torta salgada e recheada.
    Hummmm.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. APESAR DE NÃO APRECIAR NABIÇAS , ACHEI A TORTA LINDA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. o que é nabiças, por favor?.. isto realmente parece muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Claudia!A tua torta não está nada torta, está linda. Adoro nabiças, grelos e todas as espécies de couve! Já fiz uma parecida aqui, que de aspecto não está como a tua, mas ficou deliciosa! Quando eu vim do Brasil, foi a maior confusão: porque o rocambole se transformou em torta, e a torta se transformou em tarte, primeiro que eu atinasse...Foi giro mencionares e eu relembrar esses tempos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ah!Adorei o Mickey Mouse, a cara dele parece apetitosa, vais publicar a receita? Fico a aguardar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Já há nabiças? Adoro os verdes no prato e esse rolo está perfeito :)

    ResponderEliminar
  9. Pois...afinal...
    troquei os pés pelas mãos e as mãos pelos pés...sei lá porquê!
    Mas fiquei na ideia que o rocambole da Isa tinha os espinafres na massa de torta como a tua tem as nabiças. Talvez porque também vi o rocambole da Lina quando ela publicou...
    Bom, assim ou assado, hei-de experimentar. Podes apostar!
    Jokas baralhadas.
    Rute

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto divinal! Uma receita sedutora! Bem ao meu jeito!! Já a "arrecadei" aqui!! Um beiijinho

    ResponderEliminar
  11. Oi Claudia, que delícia este teu blog! De dar água na boca mesmo!!!!
    O que é nabiças?

    bjos

    ResponderEliminar
  12. Claudia,

    Estou rindo sozinha aqui. Eu entrei no painel do seu blog, pois queria lhe fazer uma visita. Eu vi "nabiça", e pensei: Gente, o que será isso?
    Cheguei aqui você estava justamente eclarecendo sobre o assunto. Risos
    Rocambole ou torta, o que sei é que essa coisa linda deve ser muito gostosa, pois as imagens são lindíssimas. Comi com os olhos.
    Agora, vou lhe contar uma coisa. Eu amo o nosso idioma, é o mais lindo do mundo, e não entendo por que algumas palavras são incorporadas à ele. Não gosto mesmo! Risos E só falo Inglês por ter que sobreviver aqui.kkkk
    Desculpa o desabafo, o que importa é que você teve um trabalho enorme pra pesquisar essas coisas, e eu amei. Obrigada!
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Que torta maravilhosa e gulosa!! :) adorei

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. olá Claudia pd podes me ensinara conservar nabiças pq preciso tdos os dias p por na sopa das minhas filhas obg bjs.

    ResponderEliminar