sábado, 18 de fevereiro de 2012

Primeiras experiências com Pão


Finalmente, a estreia no pão. Há muito tempo que tinha vontade de o fazer, mas ainda não tinha passado à acção. Sempre tive a ideia de que fazer pão era uma coisa muito complicada. A minha mãe nunca fez pão, pelo menos desde que eu a conheço. :) Bolos sim, sempre foi muito boleira, doceira, e muito boa cozinheira. Mas pão, acho que nunca lhe deu para isso.
Já a minha avó paterna era uma grande padeira, fazia o pão para seis pessoas num forno grande e lindo que tinha no alpendre. Infelizmente não a conheci, mas ouvi muitas histórias a seu respeito. Ao longo da sua não muito longa vida fez certamente muitas e muitas centenas de pães. Pensei nela ao realizar estas recentes experiências. E pensei que devia ter uns braços bem fortes, porque naquele tempo não havia batedeiras, era tudo à força de braço.
Hoje a tarefa está bastante facilitada, não só pelas máquinas como pela grande quantidade de farinhas que existe no mercado, e às quais basta juntar água. Mas o que eu gostava mesmo era de ir comprar farinha ao moleiro, aí sim, o ritual de fazer pão teria muito mais sabor.
Mas como aqui por perto não existe nenhum moinho, fui ao supermercado. Comprei umas quantas farinhas, e aqui fica o registo de algumas experimentações.

 
pão de mistura (trigo e centeio)

Ingredientes:
300g farinha (preparado para pão de mistura - trigo e centeio)
180ml de água morna

Preparação:
(seguindo as instruções da embalagem)

Coloca-se a farinha numa tigela grande, adiciona-se a água morna e amassa-se à mão durante 10 minutos ou com a batedeira de ganchos durante 5 minutos (velocidade média).
Já fiz das duas maneiras. Por um lado, sabe mesmo bem meter as mãos na massa, mas é preciso ter músculo! :)  A batedeira é mais prática, mas retira o sentido à palavra amassar.

Quando a massa estiver lisa, cobre-se com um pano e deixa-se repousar durante 45 minutos num local quente.
Passado esse tempo, amassa-se ligeiramente, e coloca-se num tabuleiro enfarinhado, dando ao pão a forma pretendida (tendo em consideração que vai aumentar sensivelmente para o dobro), enfarinhando a superfície.
Deixa-se descansar cerca de uma hora num local quente, tapado.

Aquece-se o forno a 220º. Antes de colocar o pão no forno, podem fazer-se uns cortes na superfície. Neste não foi necessário porque já tinha "refegos" suficientes. :)
Vai ao forno cerca de 35 minutos, até dourar.

 

Esta foi a 4ª ou 5ª experiência, mas nem todas correram bem... o anterior a este, por exemplo, queimou-se todo por baixo. Eu estou fartinha de saber que o meu forno só funciona com um recipiente com água no fundo, para criar vapor. Caso contrário, tudo quanto é pão, bolo, biscoito, tarte, quiche, queima sempre no fundo. Mas dessa vez distraí-me, nada do tal recipiente, e aos 25 minutos de assadura, quando senti o cheiro a queimado, já era tarde demais...

Desta vez coloquei água no próprio tabuleiro do forno, e foi remédio santo.

Ficou muito bom, super fofo. É uma tentação, porque um pãozinho deste tamanho, se se começa a comer com manteiga, ou com algum molho apetitoso, é uma perdição. 


Aqui em baixo a experiência apenas com farinha de trigo. A luz é que não ajudou muito, por dentro ficou mais branco do que parece aqui.
A proporção recomendada é quase sempre a mesma, 500g de farinha para 300ml de água. Claro que à medida que se vai fazendo mais, vai-se adaptando ao nosso gosto, pode sair mais do tipo pão de água ou um pão mais compacto.



Miss Carolina preferiu este, comeu até mais não e pediu para repetir. Eu gostei de todos os que já fiz, aliás deve estar para nascer um pão que não me agrade.


Agora falta começar a inventar, fazendo pães diferentes, adicionando novos ingredientes. Agora que comecei, acho que não vou parar tão depressa. Vamos ver.

7 comentários:

  1. Estás aprovadíssima como padeira ;) Comi duas fatias do teu pão de trigo com queijo creme e adorei. Também quero experimentar o de mistura.
    Continua, continua!

    ResponderEliminar
  2. Pão quentinho é super delícioso.
    Estes estão com com um ótimo aspeto. Agora é fazer outras experiências e partilhar aqui com os amigos.
    Bjs e Bom Carnaval

    ResponderEliminar
  3. Pois é!
    Essa fase Padeira também já passou por mim.
    De fase em fase, lá vamos evoluindo e adquirindo experiência.
    Por isso a velhice é uma idade tão preciosa. É ouro.
    Pura alquimia, transformar a ignorância do chumbo em sabedoria do ouro.
    Beijinhos de bom domingo.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Que belos pães!Podes continuar!Acho que amassar pão é uma ótima terapia e de qualquer forma faz muito bem aos músculos! Eu comprei uma máquina de pão e volta e meia faço um, gosto muito de lhe colocar sementes e farinhas diferentes. Normalmente não uso as misturas prontas, gosto muito de fazer à sorte(com as devidas proporções) e dá sempre certo. Se quiseres mando-te as receitas que tenho da máquina de pão, para usar sem a mistura pronta e pões a tua imaginação a funcionar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei desconectada uma semana, mas agora estou de volta...
    Mas que forno temperamental o seu, hein!
    Ainda bem que a dona sabe como lidar com ele e aí está o pão!
    Ontem passava das 22 h quando me dei conta que precisava de pão e não tinha. Corri pra máquina de fazer pão, programei o ultra rápido e 58 minutos depois lá estava meu pão prontinho.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Cláudia!Então andaste às voltas lá no Aroma de Café e não encontraste nenhum pão? Pois não!Eu não publiquei até hoje nenhuma receita de pão(é uma falha!). O que eu quis dizer é que tenho o manual da máquina de pão e tem lá as proporções dos ingredientes para fazer o pão sem as misturas prontas. Acho que dá dar para fazer à mão. Eu digitalizo o manual e mando-te por mail, OK?
    Quanto às papinhas, são realmente óptimas e ficamos com muita energia até ao almoço. Estou a cortar no açúcar e lacticínios, tenho lido muito a respeito e acho que principalmente o açúcar é um veneno! Adoro o blogue Papacapim, tem receitas muito boas, gosto da escrita da Sandra, que é muito simpática também. Depois me conta a experiência da papinha, OK?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Claudia, adorei a receita de pão, ha tempos estou com vontade de fazer pão, e fiquei bem animada em tentar. Te encontrei no blog de uma amiga. E adorei suas receitas. Bjs Dany.

    ResponderEliminar