domingo, 5 de fevereiro de 2012

BC Welze - O bolo da Cucla

«Com certeza Deus está precisando de pessoas competentes lá em cima.
Está tão ocupado com o que ocorre por aqui, que está levando para lhe ajudar, pessoas de inestimável valor

Não resisti a trazer esta citação do blog ora, Pitangas!!!, palavras da própria Welze, e que agora dão algum sentido àquilo que parece não o ter.

Se Deus não tivesse precisado tão cedo da presença da Welze junto de si, ela estaria hoje a festejar o seu 58º aniversário.

Mas mesmo não estando fisicamente, deixou uma marca bem forte em todos quantos tiveram oportunidade de ser testemunhas da sua imensa alegria de viver, da sua faceta festeira, tão evidente nas suas "contagens regressivas", da sua generosidade, da sua preocupação com o próximo mas também do seu incrível sentido de humor (quantas vezes ri à gargalhada ao ler as suas postagens!)... e...
é claro, as demonstrações constantes de amor pelos seus mais próximos e mais queridos.

Os dos seus textos que amei ler foi o que dedicou à sua irmã:

«...minha irmã Cassia. Ou para mim, Pê. Minha alma gêmea. Minha amiga de todas as horas. Minha Pê. Desde que nasci, é ela a minha cúmplice. Minha melhor amiga. Minha melhor diversão. Minha maior identificação. É sem dúvida a melhor pessoa que existe nesse mundo.
Por que minha alma gêmea? Se ela chora à quilometros de distância, entro em melancolia. Se eu me apavoro com alguma coisa, é ela quem fica chateada. Sentimos necessidade uma da outra.

Então e o seu bonitão?

«COMPLETAMOS MAIS UM ANO DE VIDA DE CASADOS. DE VIDA JUNTOS COMO SENHOR E SENHORA CORRÊA. MUUUUITO BOM. CADA VEZ MELHOR. MAIS FESTA. MAIS COMEMORAÇÕES. MAIS MOTIVOS PARA CELEBRAÇÕES E BRINDES. BRINDES A VIDA, À UNIÃO, AO COMPANHEIRISMO, À CUMPLICIDADE. AO RESPEITO.

E o que dizer dos seus filhos ? Clicando no link, podemos ver o texto que hoje mesmo a sua Cucla destacou, prova maior desse amor.

E já que esta foi de facto uma pessoa que me marcou, apesar da enorme distância geográfica que sempre nos separou, quis de algum modo participar nesta homenagem, promovida pela Ângela do blog Ora, Pitangas!!! - que teve o privilégio de a conhecer pessoalmente, e que também por isso sentiu ainda muito mais esta perda.

Deixo aqui então o meu bolinho Toalha Felpuda, o bolo feito pela Cucla e contado e partilhado pela Welze.

http://gostosurassemtravessuras.blogspot.com/2010/05/receita-de-familia-bolo-toalha-felpuda.html




Ingredientes do bolo:
  • 2 chávenas/xícaras de chá de açúcar
  • 100 grs de margarina culinária
  • 3 ovos
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 chávenas de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Para a cobertura:
  • 1 chávena de chá de leite
  • 1 chávena de chá de coco fresco ralado
  • 1/2 chávena de chá de açúcar

Preparação (transcrevo a receita que a Welze postou, e coloquei a azul as alterações que fiz):

Bater bem 100 grs. de margarina culinária (eu usei manteiga) com 2 x de chá de açúcar. Adicionar à essa mistura 3 gemas e bater mais um pouco. Juntar 200 ml de leite de coco, bater mais um pouquinho e sem bater, só misturando, juntar 2 x de chá de farinha de trigo, misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó (usei farinha com fermento adicionado, portanto só usei mais uma colher de chá de fermento). Por último, acrescentar 3 claras batidas em neve e misturar levemente. Levar a assar em forma untada e polvilhada no forno médio, pré aquecido.

Para a cobertura, misturar 1 x de chá de leite (usei leite de coco), 1 x de chá de coco fresco ralado e 1/2 x de chá de açúcar. Quando retirar o bolo do forno, fazer furinhos com garfo e colocar a calda por cima do bolo ainda quente.




«Ficou um absurdo de delicioso - disse a Welze. E fica mesmo, as palavras dela dizem tudo, um absurdo de delicioso!!

Alguém duvida? :)

E para terminar, vou deixar aqui um pouco do seu modo de escrever que me fascinava, quero terminar esta postagem deixando aqui o bom humor da Welze:

«A moda as vezes é bem cruel. Se você não tomar cuidado, ela lhe escraviza na boa, sem você nem perceber. É legal, à medida do possível, ser uma pessoa antenada com a moda de roupas, sapatos, acessórios, estilo de vida, enfim tudo. Mas há que se ter muito cuidado. Há que se ter parcimônia, para não virar um boneco, um joguete na mão da DONA MODA. Já vi pessoas estarem ridículas, com certas roupas, ou sei lá o que, que não lhe dizem o menor respeito, nada a ver com a tal pessoa e ela lá, achando que está abafando. (...) Outra moda que escraviza se a gente não tomar cuidado, é a dos CABELOS.
Nossa, como sofri com meus cabelos crespos quando a moda era tê-los lisos. Como eu os fiz sofrer. Era um tal de lavar os cabelos compridos e com eles ainda molhadíssimos fazer uma TOUCA, que era enrolá-los em volta da cabeça e amarrar um lenço de seda bem apertado por algumas horas e no meio do tempo, virar os cabelos e enrolá-los ao contrário. Essa prática dava uma dor na raiz do cabelo, que só quem fez isso pode dizer. Arrebentava o cabelo, demorava horas para secar o dito cujo, dava uma certa dor de cabeça e tudo isso para te-los até a próxima lavagem, lisos e soltos como não vieram ao mundo. Isso se não estivesse chovendo, pois se isso acontecesse, adeus touca. Os danados encurtavam e encrespavam em segundos. Você saía de casa com eles pela cintura e voltava com os mesmos cabelos pelos ombros.»
:)))


15 comentários:

  1. O SEU POST ESTA MARAVILHOSO, A WELZE DEVE ESTAR SUPER FELIZ COM A HOMENAGEM.
    ADOREI ESSE BOLO E VAI PARA A MINHA LISTA,POIS ADORO COCO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia vim ver sua homenagem também, linda demais, me emocionou e me fez lembrar de quantas vezes gargalhei com os causos da querida Gostosura. As participações que estou vendo estão lindas. O seu bolo ficou lindo e apetitoso, adorei essa iniciativa da Angela e foi muito bom conhecer vc através dessa linda homenagem para a Welze que com certeza hoje esta sorrindo e feliz. Bjos um ótimo domingo

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindo hein. O que eu mais gostava era o jeito que a Welse sensurava e "ralhava" com as coisas, no seu jeito simples, porém imensamente rico de escrever.

    ResponderEliminar
  4. Claudia,

    Uma homenagem a Welze não poderia ser da melhor forma. Ela também me conquistou pelo jeito alegre de ser, pelo amor a família e ao próximo.
    Merecida homenagem com esse bolo que ela deve ter preparado muitas vezes com os ingredientes e muito carinho.
    Estava de férias e estou de volta. Senti saudade disso tudo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Você pinçou belos textos da Welse, nos fazendo reviver toda a emoção e carinho que ela tinha por seus entes queridos. Também a crônica sobre a escravidão da moda é muito interessante.
    Foi realmente uma companheira de blog para todos nós.
    O termo "toalha felpuda" aqui poderíamos estender para algo que aconchega, como era seu jeito de ser.
    Muito boa sua participação!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Cláudia!Que lindo, o que tu escreveste, mesclado com os textos da Welze, ficou demais, sabes que eu notei uma certa semelhança entre as vossas prosas, não sei bem explicar, talvez porque vocês são duas mulheres de garra e isso transparece na escrita!
    Muito carinhosa a tua homenagem!
    O bolo, um absurdo delicioso, que conheço desde a minha infância e adoro o nome.
    Um regresso maravilhoso, espero que não "sumas" mais, Ok? Estava com saudades...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Claudia,

    A Welze com certeza está super Feliz com a nossa presença em sua homenagem...Adorei o seu post!!!!

    Que a Nossa Semana seja de Muito Progresso, Amor ao Próximo e Doçura!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  8. Olá Claudia, adorei a homenagem que você fez à Welze, relembrando as coisas cheia de humor que ela escrevia! Essa era a Welze, vendo sempre o melhor das coisas! rs

    Que bom que você fez o bolo,ficou lindo e uma delicia com certeza!
    Ainda vou fazer esse bolo! rs

    Ótima semana querida.
    Beijos
    Ivani

    ResponderEliminar
  9. Olá Querida, esse com certeza era o bolo que eu mais amavaaaaaaaaaaaa.....e quando o fizer, pode colocar no sedex, que eu vou adorar....muita saudade de minha querida mãe...Obrigado por me ajudar a superar a perda...

    ResponderEliminar
  10. Não conheci bem a Welze apesar de ter feito algumas visitas ao seu blog... Só depois da partida dela e depois desta iniciativa de a homenagear percebi que agora é uma estrelinha que brilha no céu.

    Estas imagens deste bolo deixaram-me absurdamente desejosa de comer uma boa fatia :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  11. oi querida com certeza teve festa no céu não é mesmo também fiz essa bc e amei pois conheci a welze..e ela era uma docura
    bjokas sadhia venha conhecer minha cozinha bjão

    ResponderEliminar
  12. Muito linda e verdadeira sua homenagem à nossa saudosa amiga,

    Fiquei admirada como esta mulher de fibra conseguiu levar seu bom humor e sua fé até o fim, nas horas mais difíceis,

    Prazer em estar aqui,

    Um abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga,
      Muito obrigada pela sua tão agradável visita ao meu cantinho.
      Quero transmitir-lhe a minha admiração pela lindíssima e carinhosa homenagem que presta a Welze.
      Os meus Parabéns pelo seu excelente Blog do qual fiquei seguidora e onde já encontrei motivos de inspiração:).
      Um beijinho.
      Ailime

      Eliminar
  13. todos que estão participando desta BC foram tocados, de alguma forma, pelo carisma desta cronista apaixonada, que passou muito brevemente pelas nossas vidas, mas passou de uma forma tão intensa, que deixou marcas de carinho espalhadas por aqui e acolá.
    agradeço a sua participação, sua homenagem, me emocionei com ela demais da conta, como diria Welze. sendo fiel a minha tão querida amiga, peço que jamais se esqueçam disto:

    O importante é ser feliz.
    Isso é um direito, um dever de todos nós.
    É uma questão de sobrevida.
    Não imagino uma vida sem felicidade.
    Welze
    grata Claudia, de coração e um beijo
    angela
    ps. por favor me desculpem por ser uma msge unica para todos os blogs,mas rogo que me entendam, pois é exatamente isto que gostaria de dizer a todos.

    ResponderEliminar
  14. Que linda homenagem, e que delicia de bolo, mesmo não participando, adorava o blog da Welze e seus causos familiares e alguns protestantes, era batalhadora.
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar