terça-feira, 25 de agosto de 2009

Invenções com milho branco


Quem
viu o post anterior sabe que usei milho branco, um dos ingredientes base da Cachupa.


Foi a primeira vez que usei o milho branco. Já tinha comido cachupa, mas fora de casa. Nunca a tinha preparado.

Quando comprei o milho, a minha ideia era fazer canjica, um doce tipicamente brasileiro.

Deixo aqui a informação que encontrei na Wikipédia sobre a Canjica:
«A canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas.

Seus principais ingredientes são o milho verde ou milho branco, leite e açúcar. Ingredientes opcionais são o amendoim e o leite-de-coco.

O termo canjica vem do tupi-guarani (acaijic), um tipo de bolo dos índios elaborado com a farinha de milho ou milho verde ralado (abatiuí). Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco.»

Mas tudo isto vem a propósito da própria palavra canjica. Para mim, esse era o nome do doce feito com o milho branco, e tão comum nas festas juninas. Mas apercebi-me depois que é comum, no Brasil, chamar-se canjica ao próprio milho branco. Quando alguém comentou que só conhecia canjica doce, fiquei surpreendida, para mim a canjica era O doce!

Como tenho por lema, sempre que possível, não ficar com dúvidas, fui investigar. E de facto em muitos blogs brasileiros vi usar a palavra canjica referindo-se não só ao doce, como também ao milho.

«Milho branco é uma variedade de milho bastante difundida no Brasil. Tem como principais finalidades a produção de canjica, grãos e silagem. A planta tem altura próxima de 2,20 metros (...) Os grãos são brancos, profundos, pesados e de textura média.

(...)No Brasil, o milho branco é bastante difundido nos estados do Paraná e São Paulo, mas há também plantações isoladas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso. Entre os principais municípios produtores estão Londrina, Irati e Pato Branco no Paraná, e Quadra - que é considerada a "Capital do Milho Branco" - , Tatuí e Itapetininga em São Paulo.» informação retirada da Wikipédia

Esclarecidas as dúvidas, podemos ir para a mesa.





Como tinha sobrado um bom bocado de milho branco cozido, porque só uma parte foi usada na cachupa, tive que inventar uma nova forma de o utilizar. A ideia de fazer a Canjica ficou adiada e por agora foi todo usado em comidinha salgada. É que tinha feito um bolo de chocolate há muito pouco tempo, e agora outro doce não vinha a calhar... mas está na lista para fazer em breve.

E pronto, desta vez foi com massa, que eu não me canso de comer. Todo o tipo de massa, com todo o tipo de acompanhamento. Este foi inventado na hora, com o que estava mais à mão (até duas fatias de salame foram lá parar, partidas aos bocadinhos - salame de carne, claro, não de chocolate...). Gostei do resultado. Não costumo comer a parte "gorda" da entremeada, que algumas pessoas dizem que é o melhor, mas não consigo. Além disso, já tenho a gordura suficiente no sangue... (colesterol, fica abaixo dos 200, ok?)

Ingredientes:
massa cotovelos cozida

azeite, pimento vermelho, cebola, alho, tomate pelado
favas, milho branco
entremeada, frango (neste caso foi um aproveitamento de carnes) e chouriço
pimenta

coentros frescos

As quantidades precisas não sei, porque nada foi pesado ou medido...


Coze-se a massa.

Enquanto isso, numa frigideira grande, faz-se um refogado com azeite, alho, cebola picada e o pimento partido em cubinhos.

Acrescenta-se a entremeada já cozida (deve estar temperada com sal algum tempo antes da cozedura) cortada em tirinhas e os pedacinhos de chouriço. Deixa-se alourar bem e rega-se com um pouco de vinho branco.

Acrescenta-se o tomate em pedaços pequenos, as favas e o milho branco também já cozidos. Mistura-se bem. Para completar o tempero, um pouco de pimenta preta. Não acrescentei mais sal, porque a carne já tinha sido temperada. Uns 5 minutinhos depois, junta-se a massa escorrida e envolve-se tudo muito bem.

Já na travessa, enfeita-se com coentros, salsa ou qualquer outra erva a gosto.

Brevemente sairá a canjica (doce!!), estou bastante curiosa.

4 comentários:

  1. Cláudia,
    Que ideia boa. Adoro canjica, mas nunca utilizei o milho branco para salgados.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Eu também não consigo comer a parte gorda da entremeada... até me dá a volta ao estômago :)
    Bela massada!

    ResponderEliminar
  3. Também só recentemente descobri esse doce brasileiro, a canjica e também andava um bocado confusa por algumas pessoas se referirem ao milho branco como canjica. Mas agora com a tua explicação já percebi. Quando fizeres a canjica quero provar!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi milho branco, mas estou curiosa com essa canjica!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar