sábado, 22 de agosto de 2009

Ovos assados em tacinhas - não podia deixar de fazer...


A primeira vez que vi os ovos feitos desta forma foi no livro "OVOS", da colecção Minilivros-Grandes Receitas.
As duas receitas desse livro são Ovos em Cocotte e Ovos em Tacinhas. Como apreciadora dos ditos, fiquei com vontade de experimentar, mas fui adiando.
Mais recentemente, ao ver de novo os ovos assados, em alguns blogs que visito (nomeadamente o inspirador Zakuskas, que me despertou o bichinho... receita aqui), a vontade voltou a aparecer, e desta vez fiz mesmo.

Aqui fica então a minha versão, com ideias tiradas dessas várias fontes.



Ingredientes (para 4 tacinhas)

4 ovos
2 dl de natas
courgette, chouriço, pimenta e coentros q.b.
queijo ralado

Começa-se por untar as tacinhas (de ir ao forno) com manteiga.

Distribui-se metade das natas (1dl) pelas taças. De seguida coloquei um pouco de chouriço e um pouco de courgette cortados em cubinhos.


(Entretanto, fiz uma versão greenless para a minha filha, que ainda é alérgica a "coisinhas verdes" na comida. Oh paciência! - é a que se vê do lado esqº - não levou courgette nem coentros, nem pimenta, claro)

De seguida um ovo em cada tacinha. Há receitas que pedem dois, mas preferi colocar apenas um.

Mais uma camada de natas. Por cima salpiquei pimenta, queijo ralado (usei grana padano) e coentros picados.



Foi ao forno durante 15 minutos. Nas receitas que vi o tempo varia entre 5 e 10 minutos, a 200º, mas como costumo ter uns desentendimentos com o meu forno, que não tem termostato, deixei ficar mais um bocadinho. Estava com medo de aquecer demasiado o forno, mas parece que desta vez podia ter-lhe dado mais um pouco de gás... :)


Bom, concluindo, A-DO-REI, achei um pitéu, daqueles que de certeza vou repetir e repetir, porque pode-se sempre variar os ingredientes, mantendo sempre como base os ovos e as natas.

Ah, quase todas as receitas pediam cebolinho, mas tenho tido dificuldade em o encontrar ultimamente. Mais um motivo para repetir brevemente, dessa vez com o cebolinho.

Algumas das variações que vi foram: com fiambre, com salmão, pimento... as combinações são mais que muitas, é questão de dar asas à imaginação.

Eu achei mesmo muito bom, e fiquei espantada porque a Carolina adorou. É certo que a versão dela estava adaptada, mas mesmo assim até pensei que ela fosse torcer o nariz. Mas não, gostou muito. Ela gosta de ovos de todas as maneiras, e agora descobrimos mais uma. Ficámos fãs!! :)) Mais que aprovado!

4 comentários:

  1. Huuumm, que aspecto maravilhoso!!! Também quero. Mas não exageres muito nos ovos, olha o colesterol, hihihi

    ResponderEliminar
  2. E não é que ficam ótimos, amiga! Vendo as fotos dos teus fiquei com vontade de fazê-los de novo...lindos...com queijo derretido...uau!
    Mas o mérito não é meu, pois tbm "clonei" da Cinara...
    Também pactuo da tua opinião: São simples, versáteis e deliciosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia, obrigada pelos simpáticos comentários, é assim o nosso trabalho sempre dando o melhor aos nossos clientes e é dessa forma que os vamos mantendo e passando também os seus familiares e amigos a fazer parte da nossa lista de cientes.
    "Clientes satisfeitos missão cumprida, clientes para a vida!"
    Beijo e vai passando para veres mais novidades amanhã ou depois tenho uma coisa linda que fizemos nessa vivenda.Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Cláudinha!!!
    'Fiquei filíiiz purdimais cum sua vizitinha, num sabe?!!' :D:D
    Só fiquei triste qdo disse q qdo voltar não escreverá 'tanto'...(Uai?! Mas q tanto?!...rs)
    A característica de quem nasce no Estado de Minas Gerais é falar muito, sabia?!...rs
    Por isso a expressão 'purdimais'(por demais)
    Eram pessoas na sua maioria que viviam na roça, fazendas, sítios e como não havia mais o que fazer depois do trabalho, se reunião em volta da fogueira para contar 'causos' (casos, histórias verdadeiras ou inventadas) para passar o tempo. E sempre as mulheres ficavam na cozinha que era na área externa da casa fazendo a comida no fogão à lenha. Por isso essa diversidade de comida e o jeito de falar (dizem...rs) que era pq todos queriam falar ao mesmo tempo e para ser rápido 'picavam' as palavras, como: Para você (procê)...para poderem falar mais...rsrs...

    E acho que vc tem muuuito de mineiro...rs...pois 'escreve' tanto quanto 'fala'??! :) ....será?!!...:D

    A novela era Desejo proibido (se quiser relembrar, é só acessar o Youtube e digitar: novela Desejo proibido :)- Vc sabia que o Lima Duarte nasceu mesmo em Desemboque (MG) a cidade fictícia da novela. (curiosidade só)

    Bem, vc viu q escrevo tanto qto falo, né?!..rs
    Eu não achei o link para te 'seguir', então vou add na minha cozinha e esperar sua visita 'prá mode q gentchi tomá aquele cafezin, tá?!'

    Um bejim procê cumadi!!!
    da Vinni

    amehliadigital.blogspot.com

    ResponderEliminar