quarta-feira, 10 de março de 2010
Tsatsíki, ou Molho de pepino e iogurte
E como não há duas sem três...
«As entradas gregas, as chamadas mezze, são o que melhor reflecte o estilo de vida grego. Coloca-se uma série de pequenos pratos sobre a mesa, que são degustados em amena e longa cavaqueira pelos presentes. É difícil superar uma tal variedade: molhos, peixe assado, folhas de videira recheadas, pequenas salsichas assadas, azeitonas e frutos secos. Consumidas ao ar livre, constituem o desfecho perfeito para um dia solarengo. Os molhos e pastas gregas já são bem conhecidos além-fronteiras, como por exemplo o Molho de Ovas de Peixe, Taramá, ou o Molho de Pepino e Iogurte, Tsatsíki.»
Do livro "Cozinha Grega", ed. Parragon
Pois foi nesta última mezze, de nome estranho, que resolvi utilizar o iogurte grego que tinha há dias no frigorífico à espera de ser utilizado.
Ingredientes:
(para 4)
1 pepino pequeno
300ml de iogurte grego
2 c. (sopa) de azeite extravirgem
1 dente de alho, esmagado
1 c. (sopa) de coentros picados na hora (endro, no original)
sal e pimenta
tostas
Preparação:
Descasca-se o pepino e corta-se em fatias de espessura média. Escorrem-se num passador, comprimem-se para eliminar vestígios de água e colocam-se numa tigela.
Mistura-se o iogurte, o azeite, o alho e os coentros com o pepino e tempera-se com pimenta.
Vai ao frigorífico pelo menos duas horas.
Mexe-se o tsatsíki e transfere-se para uma taça de servir (eu fiz logo na taça de servir... não dá para andar assim a sujar loiça de empreitada...) :))
Polvilha-se com sal e pimenta e serve-se com pão pitta aquecido. Como não tinha pão pitta (o que é uma pena), usei tostas.
Devo dizer que fica com um sabor forte, mas muito agradável, até para mim, que não sou (não era?) propriamente uma grande apreciadora de pepino. Mas resolvi arriscar, estou numa fase de dar uma segunda (ou terceira) oportunidade aos alimentos que tinha a mania de que não gostava lá muito... e tem resultado! Neste momento já só tenho relutância em comer aquelas coisas que eu costumo chamar "nojentas": dobrada e outras coisitas assim do género... (que me desculpem as minhas amigas do norte, se gostam das famosas "tripas à moda do Porto" :)))
E pronto, chego à conclusão que posso ir passar uns tempos à Grécia (apesar de as coisas por lá andarem bastante conturbadas). Pelo menos a comida ia agradar-me de certeza. Excepto a carne mais usual - borrego e cabra - que não são propriamente as minhas preferidas... mas teria muitas outras alternativas, isso não seria um problema. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa tarde o meu nome é Maria e fiquei encantada com o seu Blog. Parabéns.
ResponderEliminarPodia-me dizer onde é que encontrou iogurte grego?
Obrigada
Adorava provar:)))
ResponderEliminarAproveito para lembrar que tenho três petições que eu tenho online:
Uma primeira pela salvaguarda dos direitos naturais de uma mãe. Porque hão-de as outras progenitoras, das restantes espécies, ter direito a ter sempre junto de si as crias e as mães humanas não?! Será que é só um direito natural dessas espécies, mas não da nossa?!
Cabe-me dizer que se ambos os progenitores acordarem em exercer a guarda conjunta, conscientes de que o fazem no superior interesse dos filhoa, tanto melhor. Não havendo esse acordo, nem o mínimo entendimento, a guarda terá que ser exclusiva de um (prevalece a mãe, salvo exceoções).
Como dizia -e muito bem- um pai, a educação dos filhos é um projecto que não admite quaisquer falhas.
Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575
A segunda petição é pelos deficientes, cidadãos como nós... mas esquecidos, pois não têm acesso à maioria dos serviços públicos (são necessárias rampas, etc)
Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N134
Tenho uma terceira, a pedir que o Estado Português apoie financeiramente -e não só- as mães que decidam (quantas não o desejam!!!) acompanhar em casa os primeiros anos dos seus filhos.
Está em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300
Uma delicia, também postei um molhinho hoje, fizemos um com pepino e hortelã, bem pareceido com o seu! Fica muito bom! Bjinhos
ResponderEliminarMaria, obrigada. Comprei o iogurte grego no Jumbo de Alverca, mas penso que tb se encontra em outros hipermercados. Está junto aos outros iogurtes, embora passe um bocado despercebido, pq têm pouca quantidade; pelo menos da 1ª vez que comprei andei um bom bocado à procura...
ResponderEliminarBoa sorte! :)
Sou petrfeitinha para a Grécia, estou desempregada, sem tosto no bolso, adoro feta, cabrito e borrego (cabras não gosto he he), pepino e etc :) Tenho pena de nunca ter encontrado iogurte grego para comprar!
ResponderEliminarPois a receita é um molho, mas minha filhota é louca por salada de pepinos (ou seja, mais pepinos) com este molhinho de iogurte.
ResponderEliminarPosso passar uma temporada na Grécia contigo, também não aprecio nada que faça "béééééé"...kkk
Beijinhos
Cláudia, estou a adorar tanta audácia, pois olha que isto é coisinha que nunca cheirei...mas gostei, bem suave e fresco! :)
ResponderEliminarEu tenho esta receita. Ainda não fiz, mas morro de vontade de provar. É super fácil de fazer, não dá trabalho.
ResponderEliminarCom o perdão da palavra, cada dia que passa, sinto mais nojo de carne.
Eu espero um dia eliminar 100% do meu cardápio. Eu faço para o meu marido, mas não como. Prefiro os pratos vegetarianos.
Bjs :)
adorei a receita. tentarei fazer.
ResponderEliminartem bom aspecto
ResponderEliminarainda nao provei esse iogurte mas ando com viontade pois dizem que e muito bom
beijinhos
A Ameixita não gosta de "cabras" e eu desde o euro 2004 deixei de gostar dos "cabrões" dos gregos, e nem com iogurtes me levam lá...lol
ResponderEliminarbeijinhos aos quadradinhos
Fénix, hei-de ver as petições, são assuntos que me interessam.
ResponderEliminarPaula, já vi os teus molhos, estão lindos!
Vânia, é realmente muito cremoso e muito bom.
Ameixita, eu gosto de quase tudo, mas há certas carnes que só se forem temperadas de certa maneira para disfarçar certos aromas... quanto ao resto estamos na mesma :)
Tânia, vamos lá então até à Grécia...
Mary, qdo tiveres oportunidade cheira, acho que vais gostar :)
Claudinha, já respondi lá no magia, mas esqueci-me de dizer que recomendo a receita, aliás as 3 que publiquei recentemente são "meat-free" :)
Welze, é muito fácil e vale a pena.
Moranguita, prova que vais gostar.
Abóbora, eu como não gosto de futebol, não tenho nada contra os gregos, muito pelo contrário, a Grécia é um país que adorava visitar! :)
beijinhos (aos quadrados para a abóbora e redondos para as outras meninas) :))
Gosto tanto de molho de iogurte do indiano.
ResponderEliminarAinda não dei foi com o iogurte grego no supermercado.
Aprovadissimo este molho com pepino. Divinal.
Claudia,
ResponderEliminarQue bom encontrar você por aqui. Quer dizer que está totalmente dedicada à cozinha, e deixou de "criar sua vida"?
Muito interessante essa receita. Mas do que eu gosto, mesmo, é da coalhada grega sozinha.
Você sabe como fazê-la?
Beijo.
He, he! Claudia, também ando grega! lol
ResponderEliminarOlha, que engraçado, em relação a este molho pensei exactamente o mesmo que tu sobre o pepino! Não sou grande apreciadora, mas dáva-lhe uma "oportinidade"!
Beijinhos.
Cláudia, adoro esta receita, é excelente por ser refrescante. Se substituir o coentro ou endro por hortelã, fica excelente para acompanhas carneiro.
ResponderEliminar.
Quero te convidar pra conhecer a nova aparência do Blog O Que Comer hoje?
.
Espero sua visita, diga se gostou, hein?
Bjs.
;)
Pena que i Iogurte grego é tao difícil de encontrar, mas ficou com uma aparência deliciosa
ResponderEliminarBela receita!
ResponderEliminarPassei para desejar uma boa semana, beijinhos
Parece gostoso e refrescante!!!Vou provar!!!
ResponderEliminarAssim como você tenho preconceito com pepino mas,,,,vou dar uma segunda chance a este vegetal!!!!Rsrsrsrsr
Bjsssss