domingo, 31 de outubro de 2010

Bolo de Maçã

Vi esta maravilha no Tertúlia de Sabores, da Moira. Ela garantiu que era delicioso, eu acreditei, experimentei e confirmei! É mesmo muito bom.


Fiz umas pequenas alterações, mais a nível das quantidades de açúcar, e não usei maçãs reinetas, apenas porque não tinha, e até tive pena, porque sei que ficam óptimas em doces.


Com esta receita participo no Alquimia de Ingredientes, já que esta semana um dos ingredientes a usar é a maçã, alimento super saudável por excelência (an apple a day keeps the doctor away...)


Ingredientes:

5 maçãs starking
1 colher (sobremesa) de canela
3 colheres (sopa) de açúcar amarelo
3 chávenas (mal cheias) de farinha peneirada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
1/2 chávena de óleo (usei de girassol)
2 chávenas de açúcar amarelo
1/2 chávena de sumo de laranja
4 ovos

Preparação:
Descascam-se as maçãs, cortam-se em pedaços e misturam-se com 3 colheres (sopa) de açúcar amarelo e 1 colher (sobremesa) de canela. Reserva-se.

Liga-se o forno nos 180º (no meu caso, um pouco mais de médio).

Mistura-se a farinha peneirada com o fermento e o sal.

Noutra taça, mistura-se o óleo com o açúcar e o sumo de laranja.

Adiciona-se esta mistura líquida à mistura da farinha e vão-se juntando os ovos um a um, adicionando o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente dissolvido.

Unta-se e polvilha-se uma forma de buraco (não tinha grande, usei a que se vê). Deita-se dentro uma parte da massa, põe-se uma parte de maçãs por cima, deita-se a restante massa e as restantes maçãs por cima (e o molhinho que entretanto se criou).

Depois de 45 minutos no forno, verificar a cozedura. Este demorou quase 55m. Aos 45m já estava douradinho por cima, mas não completamente cozido.

Na lista de ingredientes estão as quantidades que usei. Não usei baunilha nem açúcar baunilhado; não sei se esse pormenor afecta muito o sabor final, só sei que assim ficou delicioso! É de facto um bolo especial, disso não restam dúvidas.

Bom apetite!

34 comentários:

  1. oi Claudia!!
    Bom Dia
    aqui em Porto Alegre um lindo sol nos acordou!
    Que bolo lindo em menina! eu faço muito bolo de maçã pois quando vejo que as crinaças não estão comendo faço logo um bolinho de maçã com canela para o lanche, dá uma olhadinha na receita do meu bolo de maça é uma receita muito gostosa de fazer também.
    Beijokas
    ótimo domingo

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo lindo este bolo.Adoro bolo de maçã, mas esta versão não conhecia.
    Bom fim de semana prolongado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto excelente, sucesso garantido.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Ainda não fiz bolo de maçã assim nesta versão mas parece-me mais uma receita deliciosa :)

    ResponderEliminar
  5. hummm... bem que aspecto!! Manda uma fatiazinha, vá láááá´....

    Beijocas grandes para ti e para a carolina

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma delícia mesmo..
    Além de ficar bem bonito.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de bolo. Aqui no Alentejo utiliza-se muito as bolemas de maçã. Vou anotar esta receita.
    Bjs e bom feriado

    ResponderEliminar
  8. Delicioso, todo lo que lleva manzana me gusta mucho y esta torta se ve muy rica.
    Saludos

    ResponderEliminar
  9. esta receita tinha-me escapado ou entao ficado no esquecimento
    eu que adoro bolos que levem maça
    esta perfeito mesmo
    beijinhos claudia

    ResponderEliminar
  10. Bolos de maçãs são sempre divinos, né?!
    Adoro o cheirinho que invade a casa quando eles estão assando.
    A textura desse me parece espetácular!
    Delícia!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  11. sim tb vi essa delecia lá no blogue da moira!!
    pelas tuas fotos realmente parece ser muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  12. Bolos de maçã é quase como de chocolate, ficam sempre bem :-)

    ResponderEliminar
  13. Claudia,
    Esse bolo deve ser delicioso.

    Fiquei muito contente com seus cumprimentos pelo meu aniversário. Muito obrigada. Você também ocupa um lugar importante no meu coração. Sempre que leio ou ouço algo sobre Portugal, lembro imediatamente de você e sua família.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Caramba...tem tudo de bom. Esses pedaços de maçã devem dão-lhe um gosto muito bom e deve ser um bolo húmido não é! Está com um aspecto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Menina, que bolo delicioso, adorei, e queria convidar para participar do sorteio no meu blog, passa lá,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  16. Olá Cláudia,
    este bolo de maçã tem um aspecto delicioso mesmo! Geralmente coloco as maçãs no fundo da forma e depois a massa por cima, mas hei-de experimentar esta versão :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Oi querida!
    Desejo a você e toda sua família um Natal iluminado com as cores da paz!

    FELIZ NATAL E UM PERFEITO ANO NOVO!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga!
    Este bolinho está ótimo para o friozinha que está fazendo aqui.
    Vim retribuir seus desejos de Feliz Natal.
    Tudo de bom para vc e sua família!
    E que 2011 seja um ano de grandes projetos e realizações.
    Bjs com carinho aqui da Florida :)

    ResponderEliminar
  19. Feliz feliz 2011 e tudo de mais gostoso na sua vida e na vida da sua família, muitas ricas bençãos e em 2011 estamos juntas trocando muitas ideias e dicas legais !!

    Estou te seguindo

    ResponderEliminar
  20. Tava dando um passeio na internet e nos blogs culinários e encontrei o seu. Viu só como é bom estar sempre com a casa arrumada? A 'visita' chega e tá tudo em ordem.
    Não aguentei e já tô te seguindo.
    Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb. Te espero lá.
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderEliminar
  21. Passei para desejar um feliz Ano Novo!
    Espero que esteja tudo bem, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  22. Deve ser uma maravilha,ja esta na lista!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Humm! Esse bolo deve ser delicioso, vou fazer nesse fim de semana.
    Bjs.
    www.velhasreceitas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Hoy me he dedicado a muchas cosas, entre otras a volver a ver esos blogs que antes veía con cierta frecuencia.
    Realmente cuanto se les echaba en falta.
    Pero por problemas medicos he estado casi un año sin escribir nada y ahora, ya algo mejor vuelvo.
    He cambiado el enfoque de mi blog y su formato
    Y aquí estoy, a pesar de que hasta hace unos días me parecía una tontería hablar de mis sentimientos,mis recuerdos y su relación con la gastronomía.
    Pero ahora veo que va teniendo poco a poco su hueco.
    Me vuelvo a sentir yo, al entrar y leer en los blogs, es realmente bonito.
    Espero seguir viéndote.
    Un saludo


    CUATRO ESPECIAS

    ResponderEliminar
  25. Vim te conhecer e adorei suas postagens... Já vou te seguir. Venha me conhecer tb.
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderEliminar
  26. Adorei esta receita! Tenho mesmo de experimentar...

    Foi a primeiro vez que passei por este blog e vim atraída pelo título. É que isso é o que toda a gente diria se me visse na cozinha: a ananda na cozinha?! lolol

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  27. Eu que adoro maçãs vou ter de testar este bolinho Claudia, obrigado por partilhares,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  28. Esse Bolo de Maça me encheu os olhos, e tenho certeza que deve esta maravilhoso, vou fazer, depoi falo como me sai ok!!!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  29. Muito boa essa receita e fácil de fazer. Eu e minhas amigas adoramos... Com um cafézinho...mmm... combinação perfeita! Obrigada! Vou compartilhar no meu blog: www.marinaengler.blogspot.com

    ResponderEliminar