quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Migas" de batata com pimentos

Esta saborosíssima  receita foi inspirada no blog Iguarias Caseiras.


Aproveitando a abundância de pimentos, e enquanto procurava na net alguma receita que me agradasse, fiquei-me logo pela primeira - um prato da  culinária alentejana confeccionado pela Belocas. (agora sim, o link está correcto)


Ingredientes (prato individual) 
1 cebola
2 batatas médias
1/2  pimento vermelho
1/2  pimento verde
1 folha de louro
sal, pimenta, azeite e água

 Cortar a cebola às meias-luas e colocar numa frigideira grande, ou num wok, com o azeite, até ficar transparente. 
Entretanto, juntar as batatas cortadas em palitos, como se fosse para fritar, e os pimentos às tiras pequenas.
Envolver tudo.



Temperar com sal, pimenta  e uma  folha de louro.

Deixar criar algum líquido e com a ajuda da colher de pau tentar migar as batatas conforme vão cozendo. Além da colher de pau também usei o pilão (de madeira) do almofariz.

Acrescentei uma chávena de água bem quente e deixei cozinhar lentamente. De vez em quando, mais uns "borrifos" de água quente. 




Por fim, quando já aparenta um puré mal passado com alguns bocadinhos de batata e o pimento também desfeito, ir mexendo para ficar apuradinho e com pouco líquido.


A sugestão de acompanhamento da Belocas é com carapauzinhos fritos ou com entrecosto. Desta vez comi apenas o que se vê no prato, e soube-me muito bem. :)
Mas já comi migas de batata com entrecosto, e realmente é muito bom! :)



11 comentários:

  1. Hummm que delicia, deliciosa :)
    Vou ter que experimentar essa especialidade.
    Mais uma amizadeia!

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão! Deve ser muito bom e acompanha bem pratos de carne ou peixe!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Ó Amiga, a miga de batata táva boa mas acabou-se!
    Estou tão consoladinha, eh eh eh!
    Eu acho que esta vibração L-R-C tem a ver com o livro...
    Também gosto de fotografar Animal Beauty (vê aqui).
    Beijinhos ainda com restinhos de miga LOLOLOLOL
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Ficaram super apetitosas. É pena que este ano não tive nem um pimento!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delícia! Hummm...
    Abraços.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Humm!Esta miga tem tão bom aspecto, e eu vou fazer também!Não vou quebrar a corrente das Amizadeias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Essa dieta vai firme :) Adoro pimentos e batatas, deve ficar muito bom.

    ResponderEliminar
  8. Nossa, lindo prato! beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Fiquei feliz por gostar destas "migas". As fotos estão lindíssimas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Experimentando o link...já depois de ter experimentado a miga e postado o resultado ;)
    LOLOLOL

    ResponderEliminar
  11. Olá, Claúdia!Como prometi(e ainda bem que o fiz!)já experimentei as migas hoje ao jantar e já publiquei o resultado. Que delícia!Esta receita é para o caderninho das especiais, adorei!Ficaram mesmo boas e confortáveis!
    Vi o teu comentário sobre o livro(já sabes que sou cusca!). Estou a gostar, embora tenha que ter uma leitura mais atenta. Quando terminar, envio-te! Beijinhos

    ResponderEliminar