domingo, 11 de outubro de 2009

Pizza de cogumelos pretos

É possível alguma coisa mais preta? :))

(referia-me à brincadeira da foto a preto e branco...)

Desta vez, a Mary não conseguiu fazer com que eu ficasse roxa, nem preta, de tanto pensar no que preparar para o Dia da Cor. Descobri estes cogumelos no supermercado, e não foi preciso pensar mais no assunto. Foi amor e decisão à primeira vista.


A decisão estava tomada: pizza de cogumelos pretos. Já agora, umas azeitonas pretas para fazerem companhia.



Ingredientes da cobertura:
molho de tomate
28g de mistura de cogumelos, entre os quais champignons noirs (fino, não?)

tomate seco ( 8 unidades)

queijo ralado q.b.

azeitonas pretas

A massa da pizza foi retirada do blog Pão, Bolos e Cia. É uma massa super rápida, feita com fermento Royal, e fica muito boa, sobretudo tendo em conta o pouco tempo que demora a fazer.

A confecção da massa podem ver aqui

Estes cogumelos têm que ficar de molho em água morna durante 15 minutos, e depois mergulhados em água a ferver mais 10 minutos. Depois dessa operação, ficam quase todos pretos. Fiquei toda contente...

Além do mais, são muito bons e sobretudo têm um cheirinho delicioso. A água onde eles estiveram de molho ficou com um cheirinho tão bom que até tive pena de a deitar fora.



38 comentários:

  1. Ora viste? Já conheci algo novo hoje... Cogumelos pretos e ainda por cima perfumados! hehehe:)
    Ai, se eu pudesse dar uma trinca nessa pizza pretinha e glamorosa!
    Extremamente original, Cláudia!
    Happy black day! :)

    ResponderEliminar
  2. Finos e caros, já tive nas mãos esses saquinhos e até me queimavam a ponta dos dedos he he
    Mas ficou realmente muito bem :) Preto mais preto não há e eu não me importo de comer nada preto (não levando para o campo mais físico da coisa, ok?). Tu é que tens o Angolano em casa he he

    ResponderEliminar
  3. Mary, cheiram mesmo bem, um cheiro forte, tipo aquelas batatas fritas muito saudáveis com sabor a bacon... sério!

    ResponderEliminar
  4. Ameixinha, estes até nem eram dos mais caros, havia uns que custavam cerca de 16€, até fiquei de olhos em bico...

    ResponderEliminar
  5. Opá tb já os vi e fiquei de olhos em bico, excelente e rica participação...hehe.
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  6. Que bela pizza, parabens! Deve ter ficado um cheirinho gostoso na cozinha não? Estes cogumelos para alem de deliciosos têm um aroma fantastico, adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Claudia estes cogumelos, para alguém que não entende nada de cogumelos como eu, são uma novidade bastante interessante.
    Pizza sempre cai muito bem, eu adoro! Ainda comemos no lanche. Só que desta vez foi comprada pronta.
    Parabéns pela particpação!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Hoje vai ser duro passear pelo desafio culinário. Estou "ensaiando" uma dieta e engordo só de olhar essa pizza maravilhosa.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  9. Que fixe! Cogumelos pretos nunca vi à venda. Estou a ver que o dia preto inspirou muita gente! Está a sair cada criatividade de espantar!!!

    ResponderEliminar
  10. adorei! fantastico! amo cogumelos e esta pizza ficou soberba! bjinho*

    ResponderEliminar
  11. Que bela pizza, e claro também adorei os cogumelos. Foi uma belíssima participação.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Mas que coisa boooooa!
    Eu sou fanática por cogumelos. :)
    Adorei.

    Beijihnos.

    ResponderEliminar
  13. Ena que bela pizza, adorei a ideia, porque junta dois ingredientes que adoro, azeitonas e cogumelos :-)

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Excelente ideia.Tb já vi á venda esses cogumelos mas nei sabia o que fazer com eles:)
    deste uam óptima sujestão.

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta pizza! Adoro cogumelos e tenho que procurar estes!
    beijinho e bom dia preto

    ResponderEliminar
  16. Pizza é sempre boa!Já fiz essa base,optima para emergencias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Mas quem não gota de pizza...
    Eu gosto e muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela participação amiga, ficou muito bom :)

    Beijocas grandes para ti e para a Carolina :)

    ***

    ResponderEliminar
  19. Rica pizza!! Estes cogumelos também já passaram pelo meu campo óptico ;) Talvez experimente!

    Parabéns e beijoquinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  20. Cogumelos pretos?
    Boa!!!
    E se bem cheirosos...melhor ainda :)
    Beijinhos
    tina

    ResponderEliminar
  21. Gostei especialmente da "partida" a preto e branco...aposto que a tentação foi geral (eh eh eh)
    A receita com preto ou sem preto parece-me muito bem.

    ResponderEliminar
  22. Que bella pizza!
    Estes cogumelos são novos para mim, excelente participação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Eu basicamente gosto de cogumelos em tudo e com tudo!!! Com pizza entao, nem se fale...:)
    bjs e boa semana!
    PS: agora posso deixar comentarios!!!

    ResponderEliminar
  24. adoro cogumelos, mas preto é novidade pra mim...parabéns pela receita...pizza também eu gosto muito rsrs

    E sobre o caldinho de feijão...que inveja boa ai 30ºC em no outono e nós aqui em plena primavera gelada 20ºC hoje, mas pelo menos tem sol...e não tá chovendo hihihihi
    Bjinhus e boa semana!!

    ResponderEliminar
  25. Nossa... Que pizza linda! Um espetáculo! Parabéns! Ficou divina! Bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Realmente tua idéia foi otima! Adoro cogumelos e tua pizza ficou riquissima, parabéns!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  27. Bela participação, ficou uma rica pizza, bjs.

    ResponderEliminar
  28. Esses cogumelos são mesmo glamourosos!!! A pizza ficou linda! A combinação dos cogumelos com as azeitonas deve ficar soberba. Achei muito original a tua participação. Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá, Cláudia,
    Vim retribuir a visita e gostei do seu blog (ao qual virei depois, para examinar melhor as suas páginas)!. Eu também gosto de cogumelos, mas nunca usei esses pretos. Achei a sua pizza bem elegante e rica, e estou muito tentada a reproduzi-la, em minha cozinha!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. NOOssa, que maravilha!!! parabéns!! amei ar eceita. bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Que lindos estes cogumelos! Nunca vi com este aspecto para vender! Lindos!!!

    ResponderEliminar
  32. Qui bella pizza!

    Maravilhástica, simples, original, deliciosa ;)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  33. Mas que ideia requintada! hhehehe, bem bom!

    ResponderEliminar
  34. amo cogumelos de todos os tipos... valeu a dica! adorei!

    ResponderEliminar
  35. cluadia mas que bem:-)
    nunca vi essa qualidade de cogumelos pena que devem ser carotes mas ficou uma delicia a tua pizza.

    ResponderEliminar