terça-feira, 30 de agosto de 2011

Legumes na abóbora


O melhor desta receita, além do seu sabor, é que apenas tive que comprar dois ingredientes: as salsichas e as ervilhas. Todos os outros vieram do campo, directamente do produtor. E, não menos importante, foram oferecidos, graças à generosidade e à abundância dos vizinhos e familiares da aldeia. E como se nota a diferença no sabor! :)



 Ingredientes:
 meia abóbora média
1 cebola
1 dente de alho
0,5dl de azeite
3 salsichas de soja
1 chávena de polpa de tomate
1 tomate maduro
200g de ervilhas
100g de courgette
1 cenoura
1 dl de água
sal e pimenta



 Preparação
Limpa-se bem a abóbora de sementes e fiozinhos. 
Vai ao forno (180º) durante 15 minutos. 
Enquanto isso, refogam-se as cebolas e o alho no azeite. Junta-se a cenoura e a courgette, cortadas em pedaços pequenos. Adiciona-se um pouco de água bem quente e deixa-se ferver um pouco. Juntam-se as salsichas, cortadas em pedaços, na diagonal. Acrescenta-se a polpa de tomate e o tomate cortado em pedaços pequenos e deixa-se ferver. Adicionar as ervilhas, já cozidas. Acrescentar a restante água quente, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar por mais 7 a 8 minutos. 
Deita-se este preparado na abóbora e vai ao forno mais 5 ou 6 minutos.



 Opcional: pode também retirar-se alguma da polpa da abóbora, e cortá-la em pedaços, juntando-a ao refogado. Eu optei por usar aqui a abóbora apenas como "recipiente", tendo-a depois aproveitado para uma sopa (uma espécie de dois em um).

 *****

Ficou mesmo muito bom, o molho então estava delicioso. :)

Receita adaptada do livro Legumes (Minilivros, grandes receitas)

P.S. - Há uns meses atrás tinha preconceito em relação às salsichas de soja, mas depois de as ter provado, fiquei fã. E recomendo.

5 comentários:

  1. Óptima sugestão Cláudia, gostei imenso do aspecto, bem lindo e apetitoso!! Também costumo ter ofertas dessas e é fantástico...! Aproveito tudinho.
    Tenho de provar salsichas de soja...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que lindo prato, Cláudia!Adoro abóbora em pratos salgados. Fizeste um dois em um magnifico.Cá por casa também há imensa fruta e legumes bio oferecidos, nesta época há muita fartura e realmente o sabor é outro. Como moro numa cidade pequena também encontro facilmente produtos "bio" facilmente. Também sou adepta das salsichas de soja e já experimentei chouriço de soja e ontem comprei alheira vegetariana. Será que estamos quase "convertidas"? Eu agora só tenho comido carne ao domingo(e mesmo assim tem sido de peixe). Estou a adorar descobrir uma nova maneira de cozinhar e alimentar-me e sinto-me bem!
    Já me ia esquecendo: as fotos estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar nesse tipo de prato, cozinhado directamente na abobora, mas nunca fiz nem provei... gostei da sugestão, fica com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta receita, ficou muito saborosa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ainda não provei salsichas de soja porque me assustei com o preço. Das outras não costumo comer nunca, mas gostava de provar as de soja só que o orçamento não estica :)

    ResponderEliminar